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Universidade Lusófona

Técnicas de Escrita Científica

Curso

Educação (3ºciclo)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 15

Código

ULHT482-14310

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A evolução da escrita científica
1.1. As normas de escrita ¿ APA e ABNT
1.2. Ferramentas de referênciação bibliográfica- o mendeley e o endnote
2. A vanguarda da publicação científica
2.1. Os factores de impacto
2.2. Onde pesquisar
2.3. Como seleccionar as fontes documentais
3. O processo peer-review como garante da qualidade dos trabalhos
4. O processo de escrita
4.1. As components de um artigo científico: Introdução, Método, Resultados e Discussão
4.2. Análise de um exemplos correctos e incorrectos destas componentes
4.3. Passo-a-passo da escrita das componentes de um artigo científico
4.4. Ferramentas de ajuda - os templates da APA
4.5. Estratégias para a escrita das componentes de um artigo científico

Objetivos

Dar a conhecer a evolução da publicação de trabalhos científicos
Dar a conhecer o processo de elaboração e revisão de artigos científicos
Dar a conhecer a estrutura típica de um artigo científico
Dar a conhecer técnicas e ferramentas que potenciem a eficiência da escrita científica

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno conhece e redige textos segundo as normas de publicação e referenciação da APA ou ABNT
O aluno conhece e elabora pesquisas de acordo com os factores de impacto das revistas e número de citações de artigos
O aluno conhece e redige textos de acordo com as estratégias apresentadas, nomeadamente ao nível da introdução, objectivo e método dos trabalhos

Metodologias de ensino e avaliação

Preparação de um documento sobre um tema de estudo, com a introdução e objectivo (máximo 3000 caracteres) mais uma lista de 6 referências (APA ou ABNT).
O aluno apresentará esse trabalho numa das aulas e irá efectuar uma revisão de trabalhos de dois colegas (segundo os pressupostos de uma revisão por pares).
Após esta tarefa realizada na aula, o aluno poderá efectuar as correcções e melhoramentos que considerar necessárias para a elaboração do document final para avaliação, que terá o mesmo formato anteriormente referido: documento sobre um tema de estudo, com a introdução e objectivo (máximo 3000 caracteres) mais uma lista de 6 referências (APA ou ABNT).
A nota será resultado da avaliação deste document final.

Bibliografia principal

ABNT (2011). Norma brasileira ABNT ¿ NBR, 14724. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro: Brasil
APA. (2009). Publication manual of the American Psychological Association. American Psychological Association. Washington, DC.
Cash, T. (2009). Caveats in the proficient preparation of an APA-style research manuscript for publication. Body Image, 6(1), 1¿6
Peat, J. (2002). Scientific writing: Easy when you know how. London: BMJ Books.

As regras do estilo APA podem ser consultadas em http://www.apastyle.org/index.aspx