Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Media Digital

Curso

Informática - Novos Media e Sistemas Ubíquos

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 30

Código

ULHT1504-13909

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I: Introdução ao estudo dos media digitais.
Parte II: Media social e sua expressão.
Parte III: Cultura digital e comunicação.
Parte IV: Princípios de desenho de novos media
Parte V: Novos media experimentais.

Objetivos

Esta unidade curricular foca-se num campo de estudo emergente, novos media digitais, campo este que combina novas formas de olhar os media, em particular tendo em conta a interacção de tecnologia e sociedade, no dia-a-dia do utilizador Internet. Entende-se por novos media qualquer aplicação capaz de transformar informação em bruto em conhecimento através de diferentes técnicas digitais, de modo interligado (em rede), ou isolado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Através desta unidade o aluno irá adquirir nova compreensão referente aos diferentes aspectos de media digital, incluindo aspectos relacionados com seu armazenamento e distribuição, bem como aspectos relacionados com mecanismos de publicação. O aluno irá: i) compreender as diferentes vertentes de media digital e os diferentes contextos (social, cultural, tecnológico) no desenvolvimento da Internet; ii) compreender as diferentes vertentes de cultura digital; iii) ser capaz de posicionar e analisar o papel de novos media na vertente de serviços Internet.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular tem 15 aulas (2 horas cada) divididas em dois módulos de 7 a 8 aulas cada. Em cada módulo a última aula tem um teor prático, funcionando com base na análise de artigos (distribuídos na primeira aula de cada módulo) por equipas e estudantes. No inicio do segundo módulo, um pequeno questionário sobre as matérias administradas no primeiro módulo será apresentado aos alunos por forma a assegurar o desejado nível de compreensão das matérias mais importantes. No final, os alunos têm que fazer um exame final (escrito) com a duração de 60 minutos e integrando um questionário de escolha múltiplas, assim como perguntas de desenvolvimento. A avaliação da cadeira incide portanto numa metodologia contínua, sendo o peso dividido do seguinte modo:
10%: participação e interesse do aluno.
20%: questionário de escolha múltipla.
20%: analise de artigos no final de cada módulo.
50%: exame final

Bibliografia principal

. Bolter, Jay David, and Richard Grusin. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2000.
. WARDRIP-FRUIN, N. & HARRIGAN, P., (ed.), (2004). First Person, New Media as Story, Performance and Game. Camb., Mass.: MIT Press.
. Creeber, Glen, and Royston Martin. Digital Culture: Understanding New Media. New York: Open University Press, 2009.
. Flew, Terry. New Media: An Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2005.
. Jones, Steve, ed. Encyclopedia of New Media: An Essential Reference to Communication and Technology. London: SAGE, 2002.
. Manovich, Lev. The Language of New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001
. Nightingale, Virginia, and Tim Dwyer, eds. New Media Worlds: Challenges for Convergence. Oxford: Oxford University Press, 2007.