Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Planeamento da Tese

Curso

Informática - Novos Media e Sistemas Ubíquos

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

750 | 30

Código

ULHT1504-13767

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I: Identificação de tópicos de investigação.
Parte II: Análise do estado da arte.
Parte III: Identificação de aspectos de investigação ainda em abertos.

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo principal permitir ao aluno a definição de uma proposta de tese de doutoramento com qualidade suficiente para ser aceite pelo painel de avaliação. Para este efeito, o curriculum da unidade curricular é baseado em material de investigação recente o qual é seleccionado e distribuído pelo orientador da proposta de tese. Adicionalmente, o orientador usufruirá de mecanismos de articulação para com os restantes colegas, o que permitirá uniformizar as diferentes metodologias no contexto de orientadores referentes ao mesmo ano e portanto, aumentar a qualidade do curso (devido à melhor organização).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Sendo o objectivo desta UC preparar o proponente a aluno de doutoramento a escrever uma proposta para uma tese de doutoramento, no seu final o aluno deverá ter adquirido os conhecimentos e competência necessárias para defender com sucesso a sua tese de doutoramento. O docente responsável por esta unidade curricular irá auxiliar a desenvolver um esforço coordenado de gestão de modo a assegurar calendarização e entrega de resultados uniformizada, bem como assegurar uma maior uniformidade no respeitante às avaliações das teses no decorrer do desenvolvimento da mesma, através do desenvolvimento de uma avaliação objectiva, quantitativa e qualitativa que possa auxiliar cada orientador a melhor avaliar o seu orientando, também de modo articulado com os restantes alunos que integram o curso doutoral.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de trabalho desta Unidade Curricular segue um regime tutorial. É esperado que o aluno avance no seu trabalho com base em reuniões periódicas com o seu orientador, sendo a metodologia de avaliação deixada a cargo deste. A calendarização dos trabalhos de preparação da tese assim como a qualidade das propostas é validada com base num acompanhamento regular por parte do docente responsável por esta unidade curricular. Este acompanhamento é feito com base em três reuniões gerais a ter no inicio, meio e fim do semestre. A reunião no final do semestre tem a forma de um seminário onde os alunos irão apresentar as suas propostas de tese

Bibliografia principal

Depende do plano de doutoramento. A ser indicado pelo orientador da proposta de tese.