Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas Pervasivos de Comunicação

Curso

Informática - Novos Media e Sistemas Ubíquos

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 30

Código

ULHT1504-13770

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

. I Princípios de Redes Auto-organizáveis. Introdução a princípios de redes "self-organizing", incluindo diferentes modelos de conectividade (viral, estruturado), comunicação multihop e few-hop.
. II Comunicação oportunista vs. Cooperante. Aborda modelos de cooperação aos níveis OSI 2 e 3; comunicação oportunista ao nível OSI 2.
. III Paradigmas Information-centric vs. Host Reachability. Aborda os novos paradigmas de comunicação partindo do paradigma host reachability e introduzindo o novo paradigma de information-centricity.
. IV Impacto de factores sociais, detecção de comunidades e sua dinâmica. Aborda mecanismos de clustering mais relevantes para os conceitos introduzidos; modelos de detecção de comunidades, bem como parâmetros de interacção social.
. V Sistemas de gestão de confiança e incentivos à cooperação. Estudo de processos simbólicos de confiança social, com o intuito de automatizar processos de comunicação segura em ambientes de comunicação ubíquos.

Objetivos

Esta unidade curricular dedica-se ao estudo de paradigmas avançados relacionados com comunicação e modelos de conectividade pervasivos na Internet, sendo o pressuposto principal o facto de que a Internet é um sistema complexo onde um vasto número de objectos que incorporam a rotina social diária comunicam entre si utilizando para tal diferentes técnicas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricular tem por objectivo principal formar profissionais capazes de entender os principais princípios que irão conduzir a uma Internet do futuro, nomeadamente no que diz respeito aos fundamentos de novos paradigmas de comunicação, tais como: comunicação oportunística e cooperativa; sistemas de rede autónomos; comunicações centradas em informação; impacto de factores sociais e a detecção de comunidades e sua dinâmica.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular tem 15 aulas (2 horas cada) divididas em dois módulos de 7 a 8 aulas cada. Em cada módulo a última aula tem um teor prático, funcionando com base na análise de artigos (distribuídos na primeira aula de cada módulo) por equipas e estudantes. No inicio do segundo módulo, um pequeno questionário sobre as matérias administradas no primeiro módulo será apresentado aos alunos de modo a assegurar o desejado nível de compreensão das matérias mais importantes. No final, os alunos têm que fazer um exame final (escrito) com a duração de 60 minutos e integrando um questionário de escolhas múltiplas, assim como perguntas de desenvolvimento. A avaliação da cadeira incide portanto numa metodologia contínua, sendo o peso dividido do seguinte modo:
10%: participação e interesse do aluno.
20%: questionário de escolha múltipla.
20%: análise de artigos no final de cada módulo.
50%: exame final.

Bibliografia principal

. Cooperative Communications and Networking¿, K. J. Ray Liu, Ahmed K. Sadek, Weifeng Su, Andres Kwasinski, Cambridge University Press, January 2009, ISBN:0521895138
. Delay- and Disruption-Tolerant Networking¿, Stephen Farrell and Vinny Cahill, Artech House Publishers, 2006, ISBN:978-1596930636
. SYNC: The Emerging Science of Spontaneous Order¿, Steven H. Strogatz, Hyperion, March 2003, ISBN:0786868449
. Advances in Applied Self-organizing Systems¿, Mikhail Prokopenko, Springer 2007, ISBN:1846289815
. P. J. Carrington, J. Scott, S. Wasserman, Models and Methods in Social Network Analysis. Cambridge University Press, ISBN:9780521600972
. S. Farrel, V. Cahill, Delay and Disruption-Tolerant Networking. Artech House Press, ISBN:1596930632
. K. Harras, Challenged Networks, Protocol and Architectural Challenges in Delay and Disruption Tolerant Networks. Verlag Press
. K. J. Ray Liu, A. K. Sadek, W. Su, Andres Kwasinski. Cooperative Communications and Networking. Cambridge Univ. Press