Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

A Função Social do Museu

Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT485-3281

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Memória e poder
As relações da museologia com os conteúdos de memória
A memória como elemento de coesão social
O património cultural e a memória nos museus
Museus: conflitos, memórias e identidade
2-Museu e Sociedade
Conceitos e Interdisciplinaridade
A ideia de museu
Formas de perceção de Museu na contemporaneidade
3-Modernização das instituições museais
A modernidade nas instituições culturais e patrimoniais
Novas formas de Acão museal
Processos inovadores
As novas e diferentes funções para o museu moderno
O lugar das coleções e do património na museologia contemporânea
4-O museu atual e a nova museologia
Acão e conscientização dentro de um novo paradigma
Identidade e Democracia cultural
Sistema aberto e interativo
Olhares institucionais e relação com a UNESCO: Declaração de Santiago do Chile, Declaração de Québec, Declaração de Oaxtepec, Declaração de Caracas
5-A operatividade social do museu
O museu e seu entorno social
O objecto de estudo do museu

Objetivos

Esta disciplina tem por objetivo principal analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea. Serão tratadas as principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve as condições de produção dos diferentes discursos museológicos e as suas diversas áreas de intervenção. O contexto geral da disciplina será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aproximar Teoria e prática museológica
Reconhecer processos sociomuseológicos, aplicando e explorando novas metodologias na resolução de problemas, dialogando com diferentes especialistas encontrando soluções equilibradas no respeito pelas populações e pelo seu património
Trata-se de preparar os discentes para o exercício e reflexão museológica, incentivando-os para o exercício reflexivo, espírito criativo, ético e de rigor profissional

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura

Bibliografia principal

ABREU,Regina e CHAGAS,Mário.(org) ,2003. Memória e património: ensaios contemporâneos. FAPERJ/UNIRIO,R. de Janeior.
BALERDI, Ignácio Díaz (Coord.) (2007); La memoria fragmentada: el museo y sus paradojas, Col. Museología e Património, Gijón, España, Ed. Trea.
BOLAÑOS, María, 2005. La memoria del mundo. Cien años de museología (1900-2000). Col. Museología e Património, Gijón, España, Ed. Trea.
MOUTINHO, Mário, 1996. Museus e Sociedade. Cadernos de Património, Monte Redondo
PRIMO, Judite Santos (org) , 1999. Museologia e Património: Documentos e Depoimentos. In: Cadernos de Sociomuseologia n15, Centro de Estudos de Sociomuseologia, ULHT, Lisboa.
RIVIÈRE, Georges Henri, 1993. La museología: Curso de museología/ Textos y testimonios. Arte y Estética. Ediciones AKAL, Espanha,.
VARINE-BOHAN, H. 1991. L' iniciative communautaire: recherche et experimentation. Paris: W. MNES,(Collection Muséologie).