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Universidade Lusófona

Estudos Aprofundados em Museologia

Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT485-11563

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Do museu contemplativo ao museu activo
Novas formatações e âmbitos dos museus
Perspectivas do desenvolvimento local: equidade e diferença
Uma museologia do desenvolvimento: raízes do conceito e sua operacionalização
Política e museus: o investimento recente em instituições museológicas, objectivos e rentabilidades nos diversos âmbitos
Os museus e os seus impactos directos nas comunidades locais
O desenvolvimento pessoal
O reforço dos laços identitários
A preservação de saberes
O significado e a valoriz. da acção dos museus no plano interno
Os museus e os seus impactos indirectos nas comunid. locais
O museu enquanto recurso turístico
O museu enqto factor de promoção e viabilização da actividade artesanal
O museu enqto instrumento da visibilidade local
O museu enqto gerador de fluxos financeiros e emprego qualificado
A importância da acção dos museus para a inclusão social
Síntese da acção efectiva e potencial dos museus enquanto instrumentos de desenvolvimento

Objetivos

Esta disciplina tem por objetivo principal desenvolver e refletir acerca das transformações ocorridas no campo teórico-prático da museologia a partir da segunda metade do século XX e a inserção do trabalho sociomuseológico no século XXI.
Discutir acerca do potencial de desenvolvimento que as instituições museológicas encerram, especialmente nas suas novas formatações e âmbitos (social, territorial, financeiro).
Refletir sobre a importância de domínio interno e externo à comunidade na qual a instituição museal esteja inserida

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aproximar Teoria e prática museológica
Reconhecer processos sociomuseológicos, aplicando e explorando novas metodologias na resolução de problemas, dialogando com diferentes especialistas encontrando soluções equilibradas no respeito pelas populações e pelo seu património
Trata-se de preparar os discentes para o exercício e reflexão museológica, incentivando-os para o desenvolvimento do espírito criativo, ético e de rigor profissional

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

A.A.V.V.(2001) Politique e Musées, L' Harmattan, Patrimoines et Societés, Paris.
Boylan, Patrick (1996). Les Projects de musées liés au tourisme et au développment local, in Musée gérer autrement : um regard international, La Documentation Française, Paris,
CEFAT (Centro Europeu de Formação Ambiental e Turística) (1993). El Desarrollo Turístico Sostenible en el Médio Rural, Futures, Madrid
Estudo "Cultura e Lazer, caracterização e evolução das perspectivas de emprego", IEFP, 1999, Espaço e Desenvolvimento, Quaternaire, Portugal
Karp, Ivan e Lavine, Stefen (1992), Museum and Comunities : the politics of public culture, Smithsonian Press,
Syrett, Stephen (1996); Local Development, Avebury, Aldershot, (2ª Ed)
Théveniaut-Muller, Martine (1999); Le développement local, une réponse politique à la mondialisation, Desclée de Brouwer, Paris, Vachon, Bernard (1991); Le développment local : théorie et prátique, réintroduire l'humain dans la lógique de développment, Gaetan Morin, Quebeque