Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • avaDOC
  • moodle
  • netpa
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Museologia e Computação

Universidade Lusófona

Museologia e Computação

Apresentação

Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.

Disciplina do Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT485-13452

Disciplinas complementares recomendadas

-

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Introdução à montagem e produção audiovisual (módulo instrumental): Pretende-se com este módulo que o aluno seja introduzido à terminologia audiovisual, planos e enquadramentos, operação de câmara, captura de áudio, edição e pós-produção. Durante este módulo o aluno terá que criar uma narrativa e construir um vídeo com a duração entre 3 a 5 minutos.

2 - Criação de ficheiros 3D Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de um scanner 3D. O aluno deverá construir um scanner 3D e digitalizar vários objectos selecionados. No final deste módulo, o aluno deverá selecionar um dos objetos e exportar em formato .obj para ser utilizado nos restantes módulos laboratoriais.

3 - Introdução a Interfaces Multi-toque Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de uma superfície multi-toque. Os alunos terão que construir uma superfície multi-toque LLP (Laser Light Plane) e testar..

Objetivos

1. Pretende-se que os alunos se familiarizem com a terminologia, técnicas e metodologias apresentadas nos módulos laboratoriais.
2. Competências de montagem e produção audiovisual, necessárias para a realização do portfólio.
3. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para poder actuar no meio profissional, relativamente ao desenvolvimento e coordenação de projectos que envolvam, instalações interativas através de realidade aumentada, interfaces multi-toque ou o corpo como interface de comunicação. 
4. Competências de montagem e scanner 3D de objectos e a sua manipulação através de diferentes interfaces.
5. Por fim, o aluno deverá dominar conceitos e procedimentos de modo a poder estabelecer um diálogo eficaz com outros profissionais da área como Designers de Comunicação, Designers de Exposição, Programadores, Modeladores 3D ou Web Designers.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.

São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando  uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.

Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.

Bibliografia principal

  • European Comission, Internet of Things: an early reality of the Future Internet Workshop Report. Praga, 2009.
  • Gerald Santucci, From Internet of Data to Internet of Things, Paper for the International Conference on Future Trends of the Internet. European Comission 2009.
  • Ana Maria Moutinho, Realidade Aumentada aplicada à Museologia. Tese de Doutoramento. ULHT, Lisboa. Republicada pelas Edições Lusófonas, Amazon, 2018.
  • Susana Juzarte, Todos à procura de um Caminho. Dissertação de Mestrado. 2016
  • Manuel Costa Leite. Notas e Glossário de Apoio às Aulas.

Horário de Atendimento

-

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Candidaturas 2019-20
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • THInC - 1st Tourism and Hospitality International Congress
  • Dia Aberto Virtual
  • Dia Aberto - Programas de Financiamento Europeus
  • Curso Livre de Inglês Jurídico
  • II Seminário Internacional - Trabalho e Saúde

Notícias

  • Estudantes de Jornalismo da Lusófona selecionados no Concurso ReportEU
  • Treinador Luís Castro na Lusófona
  • A Universidade Lusófona já tem a nova Carta Erasmus 2021/2027
  • Lusófona investe em tecnologia de avaliação de composição corporal
  • Lusófona no Sundance Film Festival

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Edições Universitárias Lusófonas
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
Fax: 217 577 006
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência Logotipo do Livro de Reclamações online

A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2019 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.