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Universidade Lusófona

Museologia e Computação

Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT485-13452

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à montagem e produção audiovisual (módulo instrumental)
Objectivos. Pretende-se com este módulo que o aluno seja introduzido à terminologia audiovisual, planos e enquadramentos, operação de câmara, captura de áudio, edição e pós-produção. Durante este módulo o aluno terá que criar uma narrativa e construir um vídeo com a duração entre 3 a 5 minutos. - Criação de ficheiros 3D Objectivos. Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de um scanner 3D. O aluno deverá construir um scanner 3D e digitalizar vários objectos selecionados. No final deste módulo, o aluno deverá selecionar um dos objetos e exportar em formato .obj para ser utilizado nos restantes módulos laboratoriais. Módulo 3. Introdução a Interfaces Multi-toque Objectivos. Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de uma superfície multi-toque. Os alunos terão que construir uma superfície multi-toque LLP (Laser Light Plane) e testar..

Objetivos

1. Pretende-se que os alunos se familiarizem com a terminologia, técnicas e metodologias apresentadas nos módulos laboratoriais.
2. Competências de montagem e produção audiovisual, necessárias para a realização do portfólio.
3. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para poder actuar no meio profissional, relativamente ao desenvolvimento e coordenação de projectos que envolvam, instalações interativas através de realidade aumentada, interfaces multi-toque ou o corpo como interface de comunicação.
4. Competências de montagem e scanner 3D de objectos e a sua manipulação através de diferentes interfaces.
4. Por fim, o aluno deverá dominar conceitos e procedimentos de modo a poder estabelecer um diálogo eficaz com outros profissionais da área como Designers de Comunicação, Designers de Exposição, Programadores, Modeladores 3D ou Web Designers.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão obter durante o curso os conhecimentos necessários à compreensão e execução dos recursos computacionais a utilizar na referida exposição assim como poder fazer a avaliação do comportamento de público. face aos trabalhos por eles desenvolvidos

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.