Museologia e Computação
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
Disciplina do Curso
Museologia (D)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT485-13452
Disciplinas complementares recomendadas
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1- Introdução à montagem e produção audiovisual (módulo instrumental): Pretende-se com este módulo que o aluno seja introduzido à terminologia audiovisual, planos e enquadramentos, operação de câmara, captura de áudio, edição e pós-produção. Durante este módulo o aluno terá que criar uma narrativa e construir um vídeo com a duração entre 3 a 5 minutos. 2 - Criação de ficheiros 3D Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de um scanner 3D. O aluno deverá construir um scanner 3D e digitalizar vários objectos selecionados. No final deste módulo, o aluno deverá selecionar um dos objetos e exportar em formato .obj para ser utilizado nos restantes módulos laboratoriais. 3 - Introdução a Interfaces Multi-toque Objectivos: Neste módulo serão apresentados os métodos e técnicas para construção de uma superfície multi-toque. Os alunos terão que construir uma superfície multi-toque LLP (Laser Light Plane) e testar..
Objetivos
1. Pretende-se que os alunos se familiarizem com a terminologia, técnicas e metodologias apresentadas nos módulos laboratoriais.
2. Competências de montagem e produção audiovisual, necessárias para a realização do portfólio.
3. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para poder actuar no meio profissional, relativamente ao desenvolvimento e coordenação de projectos que envolvam, instalações interativas através de realidade aumentada, interfaces multi-toque ou o corpo como interface de comunicação.
4. Competências de montagem e scanner 3D de objectos e a sua manipulação através de diferentes interfaces.
5. Por fim, o aluno deverá dominar conceitos e procedimentos de modo a poder estabelecer um diálogo eficaz com outros profissionais da área como Designers de Comunicação, Designers de Exposição, Programadores, Modeladores 3D ou Web Designers.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
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