Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Museologia e Educação

Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT485-3290

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A Relação entre Museologia e a Educação: análise de contextos
- A história dos conceitos e relação com o campo da museologia e da Pedagogia
- Museu, Política Cultural e Ed. Patrimonial
Acção museológica como ação educativa e de Comunicação
Bases conceituais e filosóficas
Património cultural como referencial para o processo educativo e para a produção de conhecimento.
A ação educativa na relação museu-sociedade
Aspetos teóricos-metodológicos na ação cultural e educativa dos museus
Museu, Educação e Património: Desafios Contemporâneos
Estratégias Museais e Patr. contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos
Actores sociais e a construção de comunidades de aprendizagem: o papel da Museologia
Ação Museológica e criação de redes de interação
Planeamento Museológico e Gestão como Prática Educativa
- Plano de ação e Proj. político-pedagógico do museu: aspectos teórico-práticos
- Compartilhar informações e experiências: discussão e análise de propostas e projetos.

Objetivos

Refletir sobre o papel da ação educativa na relação estabelecida entre os patrimónios, os museus e a sociedade, tendo como referencial a construção do conhecimento nas áreas da Museologia e da Pedagogia; Discutir sobre a dimensão pedagógica do museu, as estratégias e as metodologias utilizadas em diferentes contextos museológicos;
Analisar aspectos relacionados a gestão dos museus e suas interfaces com a ação cultural e educativa;
Estudar propostas a partir de referenciais teóricos e das experiências apresentadas pelos diversos sujeitos;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver novos procedimentos visando a valorização da relação museu/escola/comunidades;
Conceber projectos de acção educativa respeitando as especificidades dos contextos sociomuseológicos como recurso de comunicação e aprendizagem .
Desenvolver novas metodologias pedagógicas para resolução de problemas museológicos
Preparar os discentes para a reflexão no campo da museologia e desenvolvimento do espírito criativo ético e de rigor profissional

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

MAROEVIC, Ivo 2000. Museology as a Field of Knowledge. ICOM International Committee for Museology. Study Series (8), p.6
MASACHS, Roser Calaf & Merillas, Olaia Fontal (coords.) (2004). Comunicación educativa del patrimonio: referentes, modelos y ejemplos. Col. Museología e Património, Gijón, España, Ed. Trea.
MASACHS, Roser Calaf 2005. Didáctica del patrimonio: epistemología, metodología y estudio de casos. Col. Museología e Património, Gijón, España, Ed. Trea.
MORIN, Edgar 2002. Os Sete Saberes para a Educação do Futuro. Lisboa: Instituto Piaget,. Col. Horizontes Pedagógicos.
SANTOS, Maria Célia T. Moura 2000. Estratégias Museais e Patrimonias Contribuindo para a Qualidade de Vida dos Cidadãos: diversas formas de musealização. Ciências e Letras- n.27 (jan./jun.2000). Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras
ZUNZUNEGUI, Santos. Metamorfose de la Mirada: el museo como espacio del sentido. Sevilla: ALFAR, 1990.