Museologia e Questões Sociais Contemporâneas
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1º ano do Curso de Doutoramento em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
Disciplina do Curso
Museologia (D)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT485-11560
Disciplinas complementares recomendadas
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1.Noções de cultura, memória social, património e identidade no pensamento social contemporâneo; 2. Memória(s), identidade(s) e poder(es); 3. Movimentos sociais e Museologia 4. Diretos humanos e museologia 3.Noções de património e identidades no contexto museológico contemporâneo; 5.Processos de patrimonialização e de musealização: história, exemplos, experiências; 6. As implicações da diversidade patrimonial e os novos processos de musealização: experiências museológicas, ecomuseológicas, sociomuseológicas e os diferentes cenários (nacional e internacional) 7. A preservação do património como ação política 8.Preservação da memoria e do património e sua relação com o exercício da cidadaniaencher
Objetivos
-Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; -Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; -O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da msueologia nacional e internacional; -Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua
Bibliografia principal
ARAÚJO, H. G. - Portugal e a Europa: identidade e diversidade. Lisboa: Asa, 1991 BAUMAM, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001 BOURDIE, P. - Campos do Poder: Campo intelectual e Habitus de Classe. Em A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1989 CARBONELL, B. M. (2012) - Museum studies: an anthology of contexts. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2010
Horário de Atendimento
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