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Universidade Lusófona

Museologia e Questões Sociais Contemporâneas

Curso

Museologia (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT485-11560

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Noções de cultura, memória social, património e identidade no pensamento social contemporâneo;
2. Memória(s), identidade(s) e poder(es);
3.Noções de património e identidades no contexto museológico contemporâneo;
4. Processos de patrimonialização e de musealização: história, exemplos, experiências;
5. As implicações da diversidade patrimonial e os novos processos de musealização: experiêncicas museológicas, ecomuseológicas, sociomuseológicas e os diferentes cenários (nacional e internacional)
6. A preservação do património como ação politica
6.1 Património preservado e sua relação com o exercício da cidadania.

Objetivos

O objetivo é compreender a construção do património cultural a partir de abordagens teóricas e sociais hoje compreendidas como pertencentes à sociologia da cultura e analisar os novos enfoques sobre o património no âmbito da museologia. Tratar as questões de diversidade patrimonial, hibridismo cultural, património imaterial, questões relacionadas à memória social, esquecimento, poder e traumas históricos e sociais reorganizando antigas certezas do passado e questionando os usos contemporâneos dos patrimónios, das identidades locais e globais

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Reconhecer processos sociomuseológicos, aplicando e explorando novas metodologias na resolução de problemas e soluções equilibradas no respeito pelas populações e pelo seu património
Analisar e definir metodologias e ações que visem a melhoria das condições das práticas museológicas na sociedade contemporânea
Preparar os discentes para a prática museológica, exercício reflexivo, espírito criativo, ético e de rigor profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

APPADURAI, Arjun.1988 Modernity at large, Minneapolis, University of Minnesota Press Minnesota Press.
ARAÚJO, Henrique Gomes (Org.) 1991 Portugal e a Europa, identidade e diversidade, Ed. Asa, Col. Em Foco.
AUGÉ, Marc 1994 Não-lugares, Introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Venda Nova, Bertrand.
BOURDIEU, Pierre. 1998. Campos do Poder. Campo intelectual e Habitus de Classe. In.: A Economia das Trocas Simbólicas, S.Paulo, Ed. Perspectiva.
CONNERTON, Paul 1999 Como as sociedades recordam, Lisboa, Celta.
CRANE, Diane, 1994. The Sociology of Culture, Cambridge, Basil Blackwell.
CRESPI, Franco 1997. Manual de Sociologia da Cultura, Lisboa, Estampa.
FOUCAULT, Michel. 2007. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. S.Paulo, Martins Fontes.
GRAMSCI, Antonio 2006. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Caderno do Cárcere, vol. 2. Rio J. Civilização Brasileira, pp. 15-53. SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos Santos 1994 (org.), Cultura e Eco