filmeu
Imagem notícias defeito 1

A Grande Guerra

Repercussões no contexto da República Portuguesa e o estado das artes


Resumo

Há um século, a Europa preparava-se para iniciar um período de paz, que se desejava duradouro, depois de quatro anos marcados por um confronto que dizimou mais de nove milhões de vidas e arrasou, social e economicamente, muitos países.

Portugal interveio no conflito, na sequência de um processo decisório que não foi consensual, tendo sofrido vários reveses, o maior dos quais aconteceu em La Lys,  gerando contradições profundas no sistema democrático implantado em 1910, porventura contribuintes da desagregação política da República, que viria a culminar com o golpe de 28 de maio de 1926, que abriu caminho à ditadura fascista.

Não podia Universidade Lusófona ficar indiferente a esta efeméride.

Esta a razão por que a Vice-reitoria organiza um debate comemorativo do armistício, no qual participarão Helena Neves, filósofa e socióloga, professora universitária; Carlos Alves Lopes, historiador e investigador da FCSH da Universidade Nova de Lisboa; e Paulo Lopes, professor.

Oradores

  • Helena Neves (Professora Universitária, Filósofa e Socióloga)
  • Carlos Alves Lopes (Historiador, Investigador da FCSH da Universidade Nova de Lisboa)
  • Paulo Lopes (Professor)

Moderação

Carlos Alberto Poiares (Vice-Reitor da Universidade Lusófona)

Partilhar

Data e Hora

Início
quarta-feira, novembro 14, 2018 00:00
Fim

Áreas

Ciências Sociais e Humanas
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios