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Tecnologia e Educação: uma perspectiva humanista.

O projeto GBL4deaf - Videojogos acessíveis a surdos


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Resumo

O envolvimento de crianças com necessidades especiais no design e desenvolvimento de aplicações com fins educativos, traz questões e desafios complexos. As crianças surdas e com audição reduzida (DHH) tendem a ter baixo desempenho em  matemática quando comparadas com alunos ouvintes e alguns estudos sobre aprendizagem baseadas em jogos revelam uma influência significativa e positiva em várias áreas da cognição, resultando em melhor desempenho em várias áreas do conhecimento, como a matemática.
O projeto de investigação GBL4deaf - Aprendizagem baseada em jogos para alunos surdos [PTDC / COM-CSS / 32022/2017] explora o impacto de um videojogo, na aprendizagem da matemática de  alunos surdos e com perda auditiva (DHH) do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. No contexto do projeto está a ser desenvolvido o “Matemática de Outro Mundo” (título temporário).
Neste seminário, iremos dar conta do desenho de investigação e da complexidade do processo de criação do videojogo numa tensão constante entre visões essencialistas e construtivistas da Educação, bem como da falta de recursos técnicos na Escola para que um jogo digital possa ser, de facto, uma ferramenta educativa. A realização de estudos em Games User Research por videoconferência, no contexto da COVID19, foi a solução possível mas não desejável, em particular para as crianças surdas.

Oradores

Conceição Costa - DEISI / Cicant / ULHT
Conceição Costa é doutorada em Ciências da Comunicação, Estudo dos Media pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Associada na ECATI - Universidade Lusófona e Investigadora Principal no CICANT. Leciona em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, unidades curriculares relacionadas com Comunicação e Tecnologia, nomeadamente: Interação Humano-Máquina (Licenciatura em Engenharia Informática e Informática de Gestão); UX Design em Videojogos (Licenciatura em Videojogos); Educação para os Media (Mestrado em Ensino das Artes Visuais) e Design de Interação (Doutoramento NEMPS - Novos Media e Sistemas Ubíquos). Os seus interesses de investigação estão ligados às oportunidades e aos riscos que a cultura de media das crianças representam para o seu bem estar.
Foi membro da COST Action ISO906 (2010-2014) e tem estado envolvida em diversas publicações europeias sobre literacia mediática e aprendizagem baseada em jogos. Atualmente, é a Investigadora Responsável do projeto GBL4deaf - Videojogos Acessíveis a Surdos (2018-2021) financiado pela FCT e LISBOA2020.

Lília Marcelino - Cicant / ULHT
Lilia Marcelino é licenciada em Psicologia (2005) pela EPCV - Universidade Lusófona, mestre em Comunicação nas Organizações (2008) pela ECATI - Universidade Lusófona e doutorada em Educação desde 2015 com uma bolsa de doutoramento FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010). Em 2018, teve uma bolsa de investigação de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” financiado pela FCT  (PTDC/MHC-CED/4150/2014), no Instituto da Educação, Universidade de Lisboa. 
Tem publicações na área da cognição numérica, dificuldades na aprendizagem da matemática e aprendizagem baseada em jogos e tem participado em eventos científicos nacionais e internacionais. Deu formações certificadas a professores, psicólogos e a outros profissionais na área da educação e aprendizagem da matemática.
Atualmente é Investigadora no projeto  GBL4deaf - Videojogos Acessíveis a Surdos (LISBOA-01-0145-FEDER-032022) no CICANT e Professora Auxiliar na ECATI.

Andreas Melo - Cicant / ULHT
Andreas Melo é Game Designer. Licenciado em Aplicações Multimédia e Videojogos pela Universidade Lusófona (ULHT), e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Em Santa-Catarina, Brasil. É co-fundador da Planetfall Studios, um estúdio de produção de videojogos, juntamente com outros três sócios.
Atualmente trabalha como investigador e Game Designer no desenvolvimento de videojogos educacionais no CICANT, no âmbito do projeto GBL4deaf - Game-Based learning em Jogos para Surdos (LISBOA-01-0145-FEDER-032022) financiado pela FCT e LISBOA2020. 

Fernando Soares - Cicant / ULHT
Fernando Soares é Software Developer especializado em sistemas de jogos e entretenimento. Licenciado em Aplicações Multimédia e Videojogos pela Universidade Lusófona (ULHT) é co-fundador da Planetfall Studios, um estúdio especializado na produção de videojogos.
Atualmente, Fernando é professor assistente na licenciatura em Videojogos na Universidade Lusófona. Leciona nas unidades curriculares de Fundamentos de Programação e UX em Videojogos. É o Lead Software Developer no projeto GBL4deaf - Game-Based learning em Jogos para Surdos (LISBOA-01-0145-FEDER-032022), financiado pela FCT e LISBOA2020.

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Data e Hora

Início
quarta-feira, novembro 18, 2020 00:00
Fim

Áreas

Informática e Sistemas de Informação
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