filmeu
Imagem notícias defeito 1

Utilizando Drones

Detecção e seguimento de pessoas usando drones


Resumo
No mundo atual, a segurança é uma necessidade cada vez mais cobiçada pela sociedade. Estima-se que até 2020 irão ser gastos cerca de 70 biliões de euros na área militar para o uso de drones na obtenção de soluções de forma a melhorar a segurança (por exemplo terrorismo, um assalto, etc). A utilização de drones equipados com câmaras e controlados a partir de um comando, com o objetivo de vigiar determinadas zonas ou pessoas, é atualmente a versão mais standard. Contudo carecem de adaptabilidade a diferentes cenários e sobretudo na forma como estão a ser utilizados (utilização manual). Esta sessão irá apresentar uma tese de mestrado que visa o desenvolvimento de um sistema capaz tornar um drone totalmente autónomo, permitindo fazer o seguimento de pessoas utilizando inteligência artificial.

Os drones são uma nova tendência que terá um enorme impacto nos próximos anos. Alguns estudos apontam para investimentos muito altos nestas áreas, e até 2020, apenas no setor militar, serão gastos cerca de 70 biliões de euros. O uso de drones origina alguns problemas de segurança, como colisões com obstáculos dinâmicos tais como pássaros, outros aviões ou objetos aleatórios arremessados que são demasiado complexos para analisar em tempo real e às vezes impossíveis de serem resolvidos com algoritmos já desenvolvidos, representando uma ameaça. Neste projeto, será introduzida uma nova framework de prevenção contra colisões, que aplica princípios desenvolvidos para evitar colisões contra objetos estáticos e acrescentará novidade à prevenção de colisões com objetos dinâmicos.

Orador
João Pedro Carvalho - DEISI/COPELABS - ULHT
João Pedro Carvalho concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FCT / UNL em 2017. Entre 2017 e 2020, realizou o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FCT / UNL. A tese de doutoramento focou-se essencialmente em processamento de imagem para classificação de terrenos a partir do dinamismo das texturas obtidas por uma câmara montada num drone. Ao mesmo tempo que realizava o doutoramento, trabalhou na Beyond Vision, uma empresa portuguesa focada em projetos de investigação P2020 e H2020 com a utilização de drones. Atualmente é professor auxiliar na Universidade Lusófona e investigador no grupo COPELABS.

Partilhar

Data e Hora

Início
quarta-feira, outubro 14, 2020 00:00
Fim

Áreas

Informática e Sistemas de Informação
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios