12.º Encontro de Investigadores do CeiED
Encontro anual dos investigadores do CeiED.
A interface de ciências e políticas pode ser definida como espaço de integração entre as diferentes áreas científicas e os processos políticos de tomada de decisão, onde podem ser potenciadas decisões coletivas e a sustentação dessas decisões no melhor conhecimento científico existente (Bremer & Glavovic, 2013). Nas últimas décadas, face à emergência de problemas sociais muito complexos (ao exemplo da sustentabilidade), tem vindo a ser crescentemente requerida a redefinição do que possa ser "uma ciência útil" (Bednarek et al., 2018), equacionando e promovendo formas de aproximar a ciência da sociedade em geral e da esfera política em particular. Tal tem levado a promover a aproximação entre sociedade e ciência, nomeadamente abrindo o espaço científico à intervenção cidadã. Ciência e cientistas situam-se entre vários outros atores sociais, instituições, tipos de conhecimento, jurisdições e processos políticos. Entre eles, os inputs científicos distinguem-se por serem associados a uma relativa objetividade, devida aos processos formais de obtenção e análise da informação (Gluckman, 2016). Porém, mais do que um espaço de diálogo pacífico, a interface de ciências e políticas é um espaço turbulento, não linear, sendo a política formada a partir do entrosamento entre conhecimento científico, julgamentos e disputas políticas e considerações práticas (Hulme et al., 2011).
É visível a multiplicação de abordagens, nos últimos anos, no sentido de aumentar a possibilidade de usar investigação no/para o desenvolvimento de políticas. Entre elas podem referir-se ações de boundary spanning, observando-se um número crescente de organizações e indivíduos que trabalham especificamente na interface ciências - políticas (nomeadamente na Comissão Europeia e nas suas ações de Science for Policy); comunicação de ciência, potenciando uma comunicação mais efetiva dos resultados de investigação; ciência aplicada, direcionando a pesquisa para tópicos considerados social/politicamente relevantes e úteis; e advocacy, promovendo mudanças políticas que reflitam resultados de investigação (Bednarek et al., 2018). Por outro lado, através da priorização ou exclusividade de financiamento em áreas e tópicos específicos, condiciona-se o desenvolvimento da ciência em direções concretas de utilidade política, minorando o potencial que teria a produção científica num quadro de maior liberdade de pesquisa.
Convocando a autoreflexividade dos investigadores, importa questionar e situar o lugar de autoridade em que o conhecimento científico é socialmente colocado nos processos de decisão política. Mais do que continuidade automática de agendas de pesquisa politicamente requeridas, esta interface também pode basear-se numa mobilização de diversas perspetivas e sistemas de conhecimento e promover a coexistência e a reciprocidade dialógica (Bremer & Glavovic, 2013).
Qual poderá ser o papel da universidade, lugar por excelência de ensino, investigação e diálogo social, nesta interface de ciências e políticas?
Partindo deste enquadramento e questionamento, convidamos a comunidade científica do CeiED - estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento, professores e investigadores - a participar no nosso 12.º Encontro de Investigadores.
Programa
14 de julho
- 11h00 - Sessão de abertura, António Teodoro (Diretor Científico do CeiED)
- 11h30 - Conferência de abertura: "Uma perspetiva multidimensional das desigualdades: das plataformas de informação às políticas públicas", Renato Miguel do Carmo (Professor associado do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa). Debate com moderação de Ana Benavente (ULHT)
- 12h30 - Pausa para almoço
- 14h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
- 15h45 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
- 17h30 - Programa cultural
15 de julho
- 10h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
- 11h45 - Coffee break
- 12h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
- 13h45 - Pausa para almoço
- 15h30 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
- 17h45 - Coffee break
- 18h00 - Encerramento do 12º Encontro de Investigadores