Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Faculdade de Engenharia

Unidade orgânica vocacionada para o ensino e investigação nos domínios gerais da engenharia com integração de actividades de I&D multidisciplinares e aplicadas nestes domínios.

Empregabilidade

71% QUANDO CONCLUIU O CURSO JÁ ESTAVA EMPREGADO
43% MENOS DE 1 ANO ATÉ ENCONTRAR O 1º EMPREGO
71% TRABALHA NA ÁREA DE FORMAÇÃO
86% CONSIDERA QUE A FORMAÇÃO OBTIDA CORRESPONDEU AO ESPERADO

Dados do Inquérito à Empregabilidade 2015, relativos aos diplomados da Faculdade de Engenharia

Diretor

Professor Doutor Fernando Baltazar Duarte

Apresentação

A Faculdade de Engenharia é uma das nove Faculdades/Escolas que constituem a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e tem com um amplo projeto educativo e científico na área da Engenharia e áreas afins que envolve desde o ensino pré e pós-graduado, até à investigação e desenvolvimento, passando por outras tipologias de formação científico-profissional, divulgação e prestação de serviços à comunidade.

Em termos de oferta formativa, a Faculdade de Engenharia alia uma grande diversidade, a uma elevada qualidade de ensino teórico e prático, a infraestruturas laboratoriais adequadas para o desenvolvimento do conhecimento experimental e aplicado, e ligação a entidades parceiras nacionais e internacionais de referência nas áreas da Engenharia, Ciência e Tecnologia, como o LNEC, CSI Portugal, ISG, APEMETA, IPMA, Central de Cervejas, Empresa Cerebio - França, Universidade de Edimburgo - Escócia, Universidade de Umea - Suécia, entre outras.

Neste sentido, a Faculdade de Engenharia fomenta e aprofunda igualmente o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras tendo uma especial relação com os estudantes provenientes dos países de língua oficial portuguesa, não esquecendo o mundo globalizado através dos programas Erasmus+, Mundus, baseando-se na constante formação humana, cultural, científica e técnica.

A Faculdade de Engenharia está organizada em 7 unidades funcionais nas principais áreas da Engenharia: Alimentar, Biotecnológica, Biomédica, Civil, Energia, Ambiente, Eletrotécnica e Gestão Industrial, tendo em funcionamento 8 cursos de 1º Ciclo (licenciatura), 2 cursos de 2º Ciclo e várias pós-graduações, cursos livres de curta duração.

Ensino

A Faculdade de Engenharia reorganizou os ciclos de formações de acordo com o Processo de Bolonha, tendo sido estruturados em 1º e 2º ciclos de estudos (Licenciatura e Mestrado).

Infraestruturas e Instalações

Todas as atividades letivas dos cursos decorrem no Campus da Universidade Lusófona no Campo Grande-Lisboa onde os alunos podem usufruir de laboratórios bem equipados e outras infraestruturas:

  • Biblioteca Vítor de Sá
  • Laboratório de Química Orgânica
  • Laboratórios de Biotecnologia e Bioquímica
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Engenharia Civil
  • Laboratório de Betão e Argamassa
  • Laboratório de Ciências do Solo
  • Laboratório de Engenharia do Ambiente
  • Laboratório de Engenharia Eletrotécnica
  • Laboratório de Física / Robótica
  • Laboratório de Engenharia Industrial
  • Laboratório de Redes e Telecomunicações
  • Laboratórios de Informática e Computação
  • Laboratório de Análise Sensorial
  • Laboratório de Sistemas Operativos e Sinais
  • Laboratório de Máquinas Elétricas
  • LabEGI- Laboratório de Engenharia e Gestão Industrial

Investigação

A investigação na Faculdade de Engenharia é realizada em Unidades da Universidade Lusófona e envolve áreas transversais e desafiantes em termos atuais e de interesse geral.

Os desafios propostos e abordados nas áreas de investigação requerem um conhecimento sólido nas áreas das ciências e das engenharias como a matemática, física, química, biologia, entre outras.

Por outro lado, a colaboração em termos de parcerias em projetos de investigação com o mundo empresarial permite aprofundar o conhecimento e apresentar soluções com benefícios mútuos.

Estágios

De forma a elaborar um plano anual de formação e estágio para alunos de países de expressão oficial portuguesa que frequentem os cursos de Engenharia em Portugal tendo em vista a sua eventual empregabilidade em empresas, foi criado o Conselho Superior Empresarial de Engenharia (CSEE) com base em Portugal, ou outras, com operações nesses mercados aumentando o conteúdo local bem como a competitividade empresarial nesses países. É neste contexto e no sentido de melhor dar o empenhado contributo de: servir melhor as necessidades das empresas; melhorar a empregabilidade; apoiar a internacionalização das empresas e incentivar o intercâmbio à escala internacional de quadros Engenheiros à medida das empresas portuguesas em particular daquelas já internacionalizadas ou em vias de o fazerem.

Horários de atendimento

Faculdade de Engenharia
    Manhã Tarde
Faculdade de Engenharia Sara Honrado 10h00 às 13h00 14h30 às 18h00
Faculdade de Engenharia Manuela Duarte 10h00 às 13h00 14h30 às 18h00
Faculdade de Engenharia Susana Morgado 10h00 às 13h00 14h30 às 18h00

Contactos / Secretariado