Apresentação do Curso
O formador hoje em dia desempenha diversos papéis e deve estar preparado para desempenhar multitarefas. O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores prepara os futuros formadores para exercerem a sua atividade de forma mais completa e conscientes no seio da Formação Profissional, nomeadamente nas dimensões pedagógica, organizacional, prática, deontológica e ética.
Seja um formador certificado e de excelência!
O Curso é homologado pelo IEFP, de acordo com a Portaria 214/2011 de 30 de maio e permite a obtenção do CCP - Certificado de Competências Pedagógicas.
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.
Objetivos
O curso visa promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências ao nível do planeamento, animação e avaliação de cursos de formação.
Destinatários
Todos os interessados que pretendam adquirir o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas para exercer a atividade de formador.
Equipamentos e Instalações
Plataformas disponíveis:
- Moodle, Zoom, Netpa, Teams
Observações
Regime b-learning:
Previsão:
Data Início: abril 2022
Módulos:
M1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M2. Simulação Pedagógica Inicial - 10h (presencial)*
M3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M5. Operacionalização da Formação: Do plano à ação - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M6. Recursos Didáticos e Multimédia - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M7. Plataformas Colaborativas de Aprendizagem - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens - 10h (2h presencial + 2 h síncronas (zoom) + 6h assíncronas)
M9. Simulação Pedagógica Final - 10h (presencial)*
PIP - Plano de Intervenção Pedagógica
*poderá aumentar o n.º de horas em função da dimensão da turma
Avaliação:
- Realização de Simulação Inicial Pedagógica (10%)
- Frequência e participação nos módulos 1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 (30%)
- Realização de Simulação Pedagógica Final (30%)
- Projeto de Intervenção - 30%
A avaliação tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas ao longo da formação e será realizada em cada módulo e no trabalho final, através dos parâmetros de avaliação definidos na ficha de observação.
Critérios mínimos de aproveitamento do curso:
Considera-se que o formando teve aproveitamento do curso quando a sua classificação foi igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a "Aproveitamento Satisfatório" e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
Metodologia de funcionamento do curso:
O curso irá funcionar em sessões presenciais de 2h, sessões síncronas de 2h e sessões assíncronas num total de 6h, por módulo.
Após a inscrição o formando irá receber os dados de acesso à plataforma Moodle que lhe permitirá aceder à informação do curso nomeadamente, cronograma, materiais de apoio, sessões assíncronas, lições e testes de avaliação, podendo sempre serem colocados outros recursos/atividades que sejam do interesse dos formandos.
O curso está organizado de forma sequencial permitindo um processo de aprendizagem gradativo e cumulativo.
FORMADORES:
Rita Macedo de Mesquita Freitas da Costa
Susana Filipa Barros Chaves da Silva
Mais informações: formacao.modular@ensinolusofona.pt