Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Formação Contínua em Educação Inclusiva: Conceptualização e Gestão Curricular

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Quero receber informações sobre o curso

Apresentação do Curso

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular data, do ponto de vista legal, da publicação do Despacho n.º 105/97, de 1 de julho, estando atualmente enquadrada pelo Decreto-lei n.º 3/08, de 7 de janeiro. No entanto, este paradigma de escola tem encontrado muitas resistências por parte dos professores de ensino regular, menos familiarizados com a gestão das suas turmas, dada a heterogeneidade dos alunos que as constituem. Estas dificuldades prendem-se com aspetos conceptuais e operacionais, como a investigação, neste âmbito, tem evidenciado.
A interação que a escola promove entre todos os alunos é um fator decisivo para o crescimento de todos. Nesse sentido, é importante que os professores dominem técnicas e estratégias para fazer face à heterogeneidade, aceitando-a como um valor e um desafio que, como consequência, enriquecerá o ensino e a aprendizagem, de que todos beneficiarão.
Os objetivos, conteúdos e a metodologia que se propõe para este curso têm em conta aspetos que são fundamentais para que a escola inclusiva possa ir sendo construída, indo assim ao encontro do enquadramento legislativo que, entendendo a inclusão como educação inclusiva, lhe dá legitimidade.

| ECTS

|0 ECTS

Direção do Curso

Maria Odete Emygdio da Silva / Rosa Serradas Duarte

Secretariado

Odete Soares

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 0 ECTS

Objetivos

- Compreender o conceito de educação inclusiva no quadro atual das políticas educativas;
- Refletir sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões;
- Analisar atitudes e estratégias conducentes a práticas que têm em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo;
- Atualizar conhecimentos com base em investigação recente sobre educação inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores de todos os grupos de docência (Ensino Regular e Ensino Especial).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

-Ser capaz de reflectir sobre a inclusão nas suas múltiplas dimensões;
-Ser capaz de planificar, intervir e avaliar em situação de sala de aula, com grupos heterogéneos, numa perspectiva de educação inclusiva.

Observações

ACREDITADO PELO CCPFC (Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua)
Registo nº CCPFC/ACC-83774/15 Nº Créditos: 1, Válida até 25-05-2018

Metodologia de Avaliação:
Os formandos serão avaliados de acordo com a sua participação e envolvimento na acção e com a qualidade dos trabalhos apresentados.
Identificação dos termos da avaliação:
Participação e envolvimento no trabalho: 50%
Produto final: 50%

Horas de Contacto

25

Valores

Valor a pagar175 €