Apresentação do Curso
As organizações têm diariamente desafios do alinhamento estratégico dos seus projetos com o assegurar de uma estruturação e uma metodologia de priorização, capazes de potenciar uma gestão de portefólio de projetos eficaz e eficiente, baseado nas melhores práticas de mercado
Neste enquadramento, a gestão de projetos deve ser orientada para o cliente e ao negócio, tendo por base a seguinte estruturação:
- Pensamento estratégico corporativo;
- Valor do cliente e estratégia de relacionamento;
- Táticas e estratégias de negociação;
- Análise e planeamento estratégico;
- Indicadores de desempenho.
Metodologia: Aplicação de estudos de caso, simulações e exercícios com os participantes.
Formato: online, síncrono, 16 sessões de 1h50 sendo em blocos de 2 sessões sequenciais com intervalo de 20 minutos em cada bloco. Estas sessões deverão ocorrer no período noturno, no mês de Janeiro de 2020
Programa:
- Visão estratégica desdobrada em projetos
- Montagem do portfólio de projetos
- A conceção dos projetos: dos métodos tradicionais aos ágeis
- O planeamento e a programação em projetos
- Habilidade de Negociação como requisito fundamental ao gerente de projetos
- Negociação Colaborativa em Projetos
- Situações sem Colaboração
- Negociação, Desafios e Complexidades
- Mecanismos para monitorar e controlar o projeto
- Execução do projeto com ágeis, híbridos e tradicionais
- Encerramento do projeto
Direção do Curso
Secretariado
Objetivos
Compreender a execução estratégica pela priorização e montagem de um portefólio de projetos, bem como promover boas práticas para implementar os projetos no ambiente de negócios.
Destinatários
Profissionais e Líderes das áreas de Negócio e Gestão Empresarial;
Profissionais e consultores de Tecnologias e Sistemas de Informação;
Gestores de empresas e outros profissionais que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na área de Sistemas de Informação ou Gestão Empresarial avançada.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Gestão Empresarial
- Gestão de Projetos e Prestação de Serviços
- Liderança e Negociação
Observações
Metodologias de Avaliação
- Avaliação contínua, exame e Projeto.