Apresentação do Curso
A Grécia ensinou o Ocidente a escrever e pensar. A retórica forneceu estratégias de argumentação e raciocínio, bem como de composição e estilo; a filosofia trouxe categorias de pensamento e reflexão; a poesia e a literatura os géneros; a estética e grandes temas. A nova fé cristã, surgida em contexto judeu, não foi imune a tais influências, velhas já de três séculos. Nem o pensamento judaico e rabínico que precedeu a vida de Jesus Cristo e a pregação da fé.
Da Grécia colheram-se influências na expressão e ordenação da mensagem cristã, bem como na posição definida para esta, enquanto sistema de pensamento distinto. O pensamento estruturou a fé.
Mas já no Novo Testamento se notam como possíveis essas influências. Alguns dos seus autores aprenderam nas escolas gregas, mesmo a um nível elementar. Paulo de Tarso (de quem se diz ter trocado correspondência intelectual com o estoico romano Séneca) foi um dos grandes desse diálogo com o mundo do Outro, o Grego, tendo aproveitado deste o que de válido entendia haver nele para a pregação da Verdade, o Cristo que pregava, não exclusivo dos Judeus. Pois como pronunciou em certa ocasião: ¿também alguns dos vossos poetas assim falaram desse Deus sem o conhecerem¿ (cf. Atos dos Apóstolos 17:28). Noutros momentos, porém, poderia antes falar-se de um espírito do tempo nesse mundo global helenísticos, de um fundo partilhado de valores éticos e da sua expressão na linguagem e na literatura, ou ainda de integração complementar de duas conceções do mundo, de um ecletismo e/ou fusão?
O presente curso livre, de carácter introdutório, cingir-se-á aos primórdios da formação do Cristianismo enquanto pensamento, isto é, ao Novo Testamento. O trabalho a desenvolver fundar-se-á na leitura e na interpretação crítica de passos do NT.
Direção do Curso
Secretariado
Objetivos
Pretende-se que os alunos perscrutem, no tocante aos textos do Novo Testamento:
- Que possíveis influências poderão ter tido o pensamento e a cultura grega na génese de um pensamento cristão?
- Que relações se estabeleceram entre os dois domínios?
-Quais as correntes filosóficas gregas que mais contribuíram para a elaboração temática do pensamento cristão?
- Que influências teria tido a retórica grega na sua estruturação argumentativa?
- Que sinais de um espírito do tempo em ambas as culturas?
Destinatários
Estudantes e investigadores de qualquer grau, em Ciências das Religiões ou qualquer outro domínio das Humanidades, assim como todos aqueles que, exercendo um múnus pastoral no seio de igrejas cristãs, desejem conhecer mais profundamente a génese e desenvolvimentos que o Cristianismo experimentou enquanto doutrina.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
No fim do curso o aluno será capaz de ler e interpretar criticamente os textos do Novo Testamento, de modo a detetar neles a influência de escolas filosóficas gregas na expressão e ordenação da mensagem cristã, bem como a posição definida para esta, enquanto sistema de pensamento distinto.
Estará capacitado a perceber em que medida a composição do Novo Testamento beneficia de uma tensão entre mentalidade e exegeses judaicas e elaboração intelectual helenísticas.
Observações
Data prevista de início: 22 de junho de 2019
Horário: 15h às 17h30