Apresentação do Curso
Desenvolver competências de formulação e intervenção clínicas em contexto de divórcio com a vista a promover o ajustamento das trajetórias de desenvolvimento individual e familiar e bem-estar psicológico após a dissolução conjugal.
No final da formação, a/o formanda/o será capaz de:
- Demonstrar e aplicar conhecimentos de evidência teórica e empírica no processo de avaliação, formulação e intervenção clínicas em casos de divórcio.
- Reconhecer e refletir criticamente sobre os dilemas éticos e deontológicos mais comuns em contexto de intervenção clínica em casos de divórcio.
- Reconhecer as especificidades do contexto de divórcio no estabelecimento relação terapêutica e dos objetivos de intervenção com adultos e crianças.
- Concetualizar e formular casos de divórcio, numa perspetiva da psicopatologia do desenvolvimento e sistémica.
- Integrar a informação da avaliação psicológica e de outras fontes de informação (e.g., peças processuais, mediação familiar, técnicos superiores da segurança social) em planos de intervenção realistas, idiográficos e baseados na evidência empírica.
- Identificar e selecionar as modalidades e métodos de intervenção empiricamente suportados na intervenção clínica com adultos, crianças e famílias em contexto de divórcio, em função da formulação clínica.
- Identificar estratégias de gestão das dificuldades mais comuns na intervenção clínica em contexto de divórcio.
Direção do Curso
Secretariado
Destinatários
Destinatários: - Psicólogos; Finalistas de mestrado integrado de psicologia, Finalistas de 2os ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia).
15 participantes.
Observações
Data de início prevista:
a definir
Horário:
Sábados - 10h - 17h