Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN

    Universidade Lusófona

    Curso Livre em Jornalismo de Moda

    Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

    Quero receber informações sobre o curso

    Apresentação do Curso

    Este curso de curta duração tem o objetivo de ensinar sobre o significado que a comunicação tem na atualidade; ensinar a gerir a comunicação de forma a produzir o efeito desejado junto do público alvo; iniciação ao que é fazer jornalismo; o que significa fazer jornalismo na atua-lidade; que plataformas usar; que componente deve ter o jornalismo de moda e que regras deve ter o jornalista que escreve sobre moda.
    A comunicação é uma ferramenta fulcral para a eficácia da mensagem sobre o produto ou projeto a comunicar. A moda precisa de comunicação; que ferramentas utilizar; o difuso me-diante o público-alvo.
    Refletir, analisar, questionar no meio teórico e prático leva à capacidade eficaz face às distin-tas vertentes que este sector congrega.

    Direção do Curso

    Alexandra Cruchinho

    Coordenação Executiva

    Catarina Rito

    Secretariado

    Anna Coutinho

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos fiquem com conhecimentos sobre o funcionamento do jornalismo na área da moda.

    Refletir sobre os comportamentos sociais, como influenciam a moda e o jornalismo;
    Compreender as linguagens visuais e linguísticas intervenientes na construção da mensagem/imagem mediática.
    Agilizar o pensamento analítico;
    Identificar o papel dos diferentes protagonistas na evolução do jornalismo, que meios a considerar, que novas formas de comunicar nascem nos tempos de hoje;
    Identificar comportamentos sociais, políticos e religiosos associados a cada tempo e como estes influenciam a notícia e a moda.

    Destinatários

    Os destinatários são profissionais de jornalismos e comunicação; ou para profissionais da área da moda.

    Observações

    Data de início prevista: 4 de maio de 2022.

    Dias previstos: 4, 5, 6 e 7 de maio.


    Programa:

    - Panorâmica geral do jornalismo escrito na área da moda e lifestlyle; Dos grandes meios à imprensa especializada

    I - Jornalistas e editores de referência e casos particulares. A cobertura jornalística que persiste e as novas ferramentas ao serviço do jornalista;
    II - O espaço virtual
    Tendências recentes - dos blogues aos influencers e o fenómeno do ¿instagramismo¿;
    III - Os nomes e os eventos que fazem a agenda
    Os nomes e os eventos;
    Onde procurar a notícia e como selecionar os eventos e os casos particulares que podem interessar ao leitor;
    IV - Práticas de escrita:
    De acordo com o meio a que se dirigem e abrangendo exemplos e casos reportados nos módulos anteriores: Reportagem, cobertura online na hora, Instagram e derivados;
    V - Marketing comunicacional: comunicar marcas nos meios de comunicação tradicionais e digitais;

    Horas de Contacto

    20

    Valores

    Matrícula e Inscrição

    2022/23
    Valor a pagar350 €

    A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

    Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

    Redes Sociais

    • Logotipo do Youtube
    • Logotipo do Linkedin
    • Logotipo do RSS
    • Logotipo do Facebook
    • Logotipo do Twitter
    • Logotipo do Instagram

    Contacto WhatsApp 963640100

    Logotipo WhatsApp

    Estamos também no

    Logotipo WhatsApp

    Agenda

    • Arte e Turismo: uma relação valorosa?
    • Práticas de Ensino Inclusivo
    • Projetos 1.º Ano Arquitetura | Exposição de Trabalhos
    • A Economia de Cabo Verde no Pós-Covid
    • Wireless Power Transfer for Biomedical Applications

    Notícias

    • Prémio Estudante de Excelência - João das Regras
    • PIECIT - Our Inclusive Schools
    • Ano Letivo 22/23 | Sessões de Boas-Vindas e Atividades de Integração de Novos Estudantes
    • Estudantes de Moda Selecionadas para Concurso Portuguese Fashion News
    • Curta da Lusófona Vence Prémio Sophia Estudante 2022

    Serviços

    • Perdidos e achados
    • Alteração | Recuperação de password
    • Biblioteca
    • Email
    • Gabinete de Tradução
    • Lusofona Mobile
    • Moodle
    • Office 365
    • Portal Emprego
    • Perdidos e achados
    • Projecto Play
    • Recil
    • Secretaria Online
    • Trabalha connosco
    • Web VPN
    Logotipo

    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

    Campo Grande, 376
    1749-024 Lisboa - Portugal
    Tel: 217 515 500
    info@ulusofona.pt
    A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

    Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

    Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.