Apresentação do Curso
Este curso de curta duração tem o objetivo de ensinar sobre o significado que a comunicação tem na atualidade; ensinar a gerir a comunicação de forma a produzir o efeito desejado junto do público alvo; iniciação ao que é fazer jornalismo; o que significa fazer jornalismo na atua-lidade; que plataformas usar; que componente deve ter o jornalismo de moda e que regras deve ter o jornalista que escreve sobre moda.
A comunicação é uma ferramenta fulcral para a eficácia da mensagem sobre o produto ou projeto a comunicar. A moda precisa de comunicação; que ferramentas utilizar; o difuso me-diante o público-alvo.
Refletir, analisar, questionar no meio teórico e prático leva à capacidade eficaz face às distin-tas vertentes que este sector congrega.
Direção do Curso
Coordenação Executiva
Secretariado
Objetivos
Pretende-se que os alunos fiquem com conhecimentos sobre o funcionamento do jornalismo na área da moda.
Refletir sobre os comportamentos sociais, como influenciam a moda e o jornalismo;
Compreender as linguagens visuais e linguísticas intervenientes na construção da mensagem/imagem mediática.
Agilizar o pensamento analítico;
Identificar o papel dos diferentes protagonistas na evolução do jornalismo, que meios a considerar, que novas formas de comunicar nascem nos tempos de hoje;
Identificar comportamentos sociais, políticos e religiosos associados a cada tempo e como estes influenciam a notícia e a moda.
Destinatários
Os destinatários são profissionais de jornalismos e comunicação; ou para profissionais da área da moda.
Observações
Data de início prevista: 4 de maio de 2022.
Dias previstos: 4, 5, 6 e 7 de maio.
Programa:
- Panorâmica geral do jornalismo escrito na área da moda e lifestlyle; Dos grandes meios à imprensa especializada
I - Jornalistas e editores de referência e casos particulares. A cobertura jornalística que persiste e as novas ferramentas ao serviço do jornalista;
II - O espaço virtual
Tendências recentes - dos blogues aos influencers e o fenómeno do ¿instagramismo¿;
III - Os nomes e os eventos que fazem a agenda
Os nomes e os eventos;
Onde procurar a notícia e como selecionar os eventos e os casos particulares que podem interessar ao leitor;
IV - Práticas de escrita:
De acordo com o meio a que se dirigem e abrangendo exemplos e casos reportados nos módulos anteriores: Reportagem, cobertura online na hora, Instagram e derivados;
V - Marketing comunicacional: comunicar marcas nos meios de comunicação tradicionais e digitais;