Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Formações Modulares Certificadas

Universidade Lusófona

Formações Modulares

Financiadas



As Formações Modulares Certificadas (FMC) são formações financiadas e que não têm qualquer custo para os formandos. Estes cursos são criados tendo por base conteúdos programáticos pré-definidos - Catálogo Nacional de Qualificações, CNQ. São cursos que permitem atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.

Cursos/Percursos:

Formação Modular Certificada - Nível IV
Os formandos podem optar por fazer o curso / percurso completo ou por fazer módulos individuais.

Técnico de Multimédia I

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnico de Multimédia I, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Multimédia. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
- O mercado de trabalho na área das tecnologias Multimédia tem evoluído de forma sistemática obrigando aos profissionais do setor a uma constante atualização das suas áreas de competências especiíficas.
- Existe também ainda uma carência de profissionais devidamente qualificados nas áreas de suporte às atividades de desenvolvimento de soluções multimédia.
- Este percurso formativo pretende dotar os formandos de competências acrescidas na área das novas Tecnologias relacionadas com a técnicas multimédia.

Código UFCD UFCD Carga Horária Nível
9952Programação de aplicações e sítios web dinâmicos50Nível 4
9980Programação de aplicações informáticas e integração de serviços25Nível 4
9951Linguagem de programação web de servidor50Nível 4
9983Desenvolvimento de base de dados25Nível 4
Total de Horas do Percurso:150 horas

Técnico de Multimédia II

Inscrição

Cronograma

Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnico de Multimédia II, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Multimédia. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
- Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público-alvo a atingir.
- Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
- Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.
- Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
9975Conceção de conteúdos para dispositivos móveis25Nível 4
9976Design e desenvolvimento de aplicações móveis25Nível 4
9949Construção de páginas web25Nível 4
9977Design e desenvolvimento de sistemas interativos25Nível 4
8846Design de interação e usabilidade25Nível 4
9978Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais25Nível 4
9979Aplicações em redes sociais25Nível 4
Total de Horas do Percurso:175 horas

Administração de Redes Locais / Sistemas de Informação e Gestão

Inscrição

Cronograma do Curso

Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Administração de Redes Locais / Sistemas de Informação e Gestão, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Informática - Sistemas. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
São objetivos deste percurso formativo dotar os formandos das seguintes competências:Identificar os elementos base da arquitetura de um computador. Reconhecer as unidades de execução do computador. Identificar a estrutura da memória e as funções de um processador. Descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador.Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Instalar redes locais. Instalar e configurar sistemas operativos. Instalar e configurar utilitários sobre sistemas operativos. Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local. Enunciar os princípios de organização e as tarefas administrativas da empresa. Reconhecer o circuito de informação da empresa. Construir e utilizar apresentações gráficas. Aplicar elementos dinâmicos (som e imagem) às apresentações gráficas. Desenvolver páginas para a web, através de scripts CGI e folhas de estilo.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
0769Arquitetura interna do computador25Nível 4
0770Dispositivos e periféricos25Nível 4
0771Conexões de rede25Nível 4
0772Sistemas operativos - instalação e configuração25Nível 4
0773Rede local - instalação25Nível 4
0776Sistema de informação da empresa25Nível 4
0779Utilitário de apresentação gráfica25Nível 4
0792Criação de páginas para a web em hipertexto25Nível 4
Total de Horas do Percurso:200 horas

Iniciação à Programação - Fundamentos

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Iniciação à Programação - fundamentos , com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Programador/a de Informática. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
Identificar os elementos base da arquitetura de um computador. Reconhecer as unidades de execução do computador. Identificar a estrutura da memória e as funções de um processador. Descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador. Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Instalar resdes locais. Instalar e configurar os sistemas operativos. Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO). Descrever os elementos base de um computador em termos de tarefas de processamento. Reconhecer e desenvolver algoritmos. Reconhecer as vantagens e desvantagens da utilização de uma metodologia. Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
0769Arquitetura interna do computador25Nível 4
0770Dispositivos e periféricos25Nível 4
0771Conexões de rede25Nível 4
0797Sistemas operativos - tipologias25Nível 4
0802Processamento computacional25Nível 4
0804Algoritmos25Nível 4
0805Estruturas de dados25Nível 4
0806Princípios metodológicos de programação25Nível 4
Total de Horas do Percurso:200 horas

Programação de Microcontroladores

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Programação de Microcontroladores, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento de pequenos microcontroladores comerciais de baixo custo. Saber usar a cadeia de produção e simulação de circuitos microcontrolados de baixa complexidade.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
6072Microcontroladores - N325Nível 4
6073Microcontroladores - Aplicações25Nível 4
Total de Horas do Percurso:50 horas

Electrónica Analógica

Inscrição

Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Electrónica Analógica, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Saber interpretar circuitos analógicos com dispositivos passivos e activos. Saber desenhar pequenos circuitos electrónicos e consultar documentação técnica dos fabricantes.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
6008Análise de circuitos em corrente contínua25Nível 4
6011Semicondutores25Nível 4
6016Amplificadores operacionais25Nível 4
Total de Horas do Percurso:75 horas

Higiene e Segurança Alimentar na Restauração I

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Higiene e Segurança Alimentar na Restauração I, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Conhecer as imposições legais relativas à Segurança Alimentar na restauração;Conhecer os materiais e equipamentos, atividades e os processos de suporte à atividade na cozinha;Conhecer os pré-requisitos do sistema HACCP;Compreender os princípios e a metodologia de implementação do sistema HACCP;Conhecer os benefícios da implementação do sistema HACCP.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
7731Higiene e segurança alimentar na restauração25Nível 4
8211Higiene e segurança no trabalho na restauração25Nível 4
8239Matérias-primas alimentares50Nível 4
4421Marketing na restauração25Nível 4
Total de Horas do Percurso:125 horas

Higiene e Segurança Alimentar na Restauração II

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Higiene e Segurança Alimentar na Restauração II, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Calcular capitações adequadas a diferentes serviços, realizar o teste do cortador, elaborar e valorizar fichas técnicas e elaborar cartas e ementas; Identificar o conceito e os princípios da qualidade e a reconhecer a sua importância; Interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em inglês, adequando-os às diversas situações comunicativas próprias do serviço de cozinha/pastelaria e interagir e comunicar em ingês; Implementar o circuito de mercadorias, efetuar compras, receção e armazenamento de produtos e a sua comercialização, inventariar e controlar stocks, cumprir as normas de segurança e higiene e efeutar o aprovisionamento dos produtos alimentares e a sua distribuição.

CódigoUFCD UFCD Carga Horária Nível
8287Capitações, fichas técnicas, cartas e ementas25Nível 4
1122Noções e normas da qualidade25Nível 4
3297Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)25Nível 4
4664Língua inglesa - cozinha/pastelaria25Nível 4
8290Cozinha/pastelaria - aprovisionamento50Nível 4
Total de Horas do Percurso:150 horas


Início

  • A calendarização de cada curso/percurso é comunicada por e-mail aos interessados e inscritos.
  • Caso tenha interesse em frequentar um ou mais cursos, poderá preencher o formulário de mais informações ou inscrever-se, indicar o horário em que pretende frequentar o curso que enviaremos por e-mail informação sobre o início das ações.

Horário

  • As aulas podem decorrer em horário laboral ou pós-laboral. Deverá indicar a sua preferência.

Metodologia de Avaliação

Os critérios de avaliação formativa são, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e assiduidade. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90% da carga horária total por cada UFCD.

Documentos a apresentar na inscrição

  • Apresentação do Cartão de Cidadão
  • Certificado de Habilitações
  • Documento comprovativo da titularidade da conta bancária NIB/IBAN
  • Declaração da entidade patronal com horário de trabalho (empregados)
  • Declaração comprovativa de inscrição no IEFP (desempregados)

Destinatários

  • Os empregados, com especial enfoque nos ativos empregados em risco de perda de emprego;
  • Os desempregados, incluindo os desempregados de longa duração, detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontrem mais próximo do reingresso no mercado de trabalho.

Requisitos

  • Mínimo 12º ano de escolaridade
  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet, câmara e microfone e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do cursos.

Nível de Qualificação

  • Cursos nível 4, exceto Técnicas de bem-estar e ocupação de tempos livres do idoso II - nível 2

Benefícios/Apoios (nos termos da Lei)

  • Bolsa de Formação (quando aplicável)
  • Subsídio de alimentação (quando aplicável)
  • Despesas de Transporte ou subsídio de transporte (quando aplicável)

Objetivos

"...pretende-se potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos desempregados e dos empregados, incluindo os que se encontram em risco de desemprego, através do aumento da sua adaptabilidade por via do desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho..." Fonte: Lisboa 2020 - AVISO N.º LISBOA 24-2019-17

Legislação

  • Portaria n.º 60-A/2015



FAQ - Questões Frequentes

Sou desempregado, em quantos cursos posso inscrever-me?
Não há limite de cursos. Uma vez que os desempregados recebem subsídio terão que ver com a segurança social/centro de emprego se terão algum acerto no subsídio de desemprego. O formando, não pode ultrapassar 7 horas por dia de formação.

Sou desempregado, quem avisa a segurança social?
A entidade formadora comunica à segurança social.

Sou estrangeiro. Posso frequentar?
É importante informar os candidatos que os que têm título de residência temporário podem frequentar mas não têm direito a subsídio, apenas os que têm título de residência permanente (mais de 5 anos).

"Os cidadãos de países terceiros com autorização de permanência estável e legal em território português, nomeadamente detentores de autorização de residência para estudo, têm acesso à oferta formativa cofinanciada" - "por equiparação de direitos com os formandos nacionais, princípio que decorre da Constituição da República Portuguesa (CRP) e da Lei de Estrangeiros."

"Só os estrangeiros beneficiários do estatuto de residente de longa duração (isto é, residência de cinco anos consecutivos em território nacional) ou a quem tenha sido concedida proteção internacional, beneficiam de igualdade de tratamento em matéria de subsídios e bolsas de estudo, por força da legislação nacional relativa ao direito dos estrangeiros aplicável."

Quantas faltas posso dar?
Apenas 10% por cada UFCD.

Não estou empregada e, não estou ainda inscrita no IEFP. Posso frequentar as formações?
Não. Terá que apresentar ou declaração da entidade patronal ou comprovativo do centro de emprego em como se encontra no desemprego.

Irão receber o valor da Bolsa e do Subsídio de alimentação ? e qual será o valor?
O subsídio de refeição é 4.77€ por dia. a bolsa de formação é 1.15* n.º de horas que assistiu às aulas.

Se estiver empregado recebo subsídio de alimentação?
Caso o curso de formação seja fora do horário de trabalho recebe subsídio de alimentação. Caso o curso seja lecionado durante o período de trabalho não recebe. O alunos deverá entregar declaração da entidade empregadora com o seu horário de trabalho. Todos os casos serão analisados pelo secretariado do curso para decisão da atribuição ou não do subsídio de refeição.

Tenho que ter o 12º ano para frequentar estes cursos?
Sim.

Quando são pagos os valores que os formandos recebem?
São pagos mensalmente.

Contacto Direto
formacao.modular@ensinolusofona.pt

Elegibilidade

Formação elegível para formandos que residam/trabalhem na AML - Área Metropolitana de Lisboa.

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Ales Premiere
  • Relevâcia: Revisão literatura, Análise bibliométrica e Meta-análise
  • Ukraine Invasion: Limited War or Total War?
  • FL_Talk - Moda Lisboa
  • As Pedras e as Palavras

Notícias

  • Estudantes de Comunicação e Jornalismo vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
  • Design e Produção de Moda Realizam o 1.º Desfile do Curso
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Edição 2022
  • Projeto de Educação Acessível traduzido em Língua Gestual e Inglês
  • Docente Lusófona Participa em CMU-Portugal e da FCT

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.