Universidade Lusófona

Formações Modulares

Financiada



As Formações Modulares Certificadas (FMC) são formações financiadas e que não têm qualquer custo para os formandos. Estes cursos são criados tendo por base conteúdos programáticos pré-definidos - Catálogo Nacional de Qualificações, CNQ. São cursos que permitem atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.

Cursos/Percursos:

Formação Modular Certificada - Nível IV
Os formandos podem optar por fazer o curso / percurso completo ou por fazer módulos individuais.

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnico de Multimédia I, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Multimédia. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
- O mercado de trabalho na área das tecnologias Multimédia tem evoluído de forma sistemática obrigando aos profissionais do setor a uma constante atualização das suas áreas de competências específicas.
- Existe também ainda uma carência de profissionais devidamente qualificados nas áreas de suporte às atividades de desenvolvimento de soluções multimédia.
- Este percurso formativo pretende dotar os formandos de competências acrescidas na área das novas Tecnologias relacionadas com a técnicas multimédia.

Código UFCDUFCDCarga HoráriaNível
9952Programação de aplicações e sítios web dinâmicos50Nível 4
9980Programação de aplicações informáticas e integração de serviços25Nível 4
9951Linguagem de programação web de servidor50Nível 4
9983Desenvolvimento de base de dados25Nível 4
Total de Horas do Percurso:150 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnico de Multimédia II, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Multimédia. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
- Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público-alvo a atingir.
- Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
- Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.
- Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
9975Conceção de conteúdos para dispositivos móveis25Nível 4
9976Design e desenvolvimento de aplicações móveis25Nível 4
8849Construção de páginas web25Nível 4
9977Design e desenvolvimento de sistemas interativos25Nível 4
8846Design de interação e usabilidade25Nível 4
9978Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais25Nível 4
9979Aplicações em redes sociais25Nível 4
Total de Horas do Percurso:175 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Fundamentos de Gestão e Administração, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Apoio à Gestão. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Reconhecer a necessidade da coordenação numa organização. Identificar o conceito de organização como um sistema complexo e o conceito de administração como atividade dinamizadora das organizações. Identificar as principais funções de gestão e a sua relação com a cultura organizacional. Identificar e interiorizar os fatores que definem a coordenação numa organização. Aplicar a legislação laboral na área da contratação geral do trabalho. Interpretar a legislação comercial relevante para a atividade da empresa. Enunciar os conceitos fundamentais de direito administrativo. Reconhecer a orgânica da administração central do estado. Executar lançamentos contabilísticos. Identificar e interpretar os conceitos fundamentais da contabilidade. Utilizar uma aplicação informática de contabilidade. Sistematizar procedimentos inerentes à aquisição de equipamentos e serviços. Contextualizar a documentação no âmbito dos serviços e operações bancárias, e proceder em conformidade em cada um dos contextos. Caracterizar e aplicar os diferentes títulos de crédito e as suas funções.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
0594Administração das organizações25Nível 4
0674Função pessoal - legislação laboral25Nível 4
0563Legislação comercial25Nível 4
0593Legislação administrativa25Nível 4
6222Introdução ao código de contas e normas contabilísticas25Nível 4
6214Sistema de Normalização Contabilística25Nível 4
0664Aplicações informáticas de contabilidade25Nível 4
0616Aplicações informáticas de gestão de pessoal25Nível 4
Total de Horas do Percurso:200 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Administração de Redes Locais / Sistemas de Informação e Gestão, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Informática - Sistemas. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
São objetivos deste percurso formativo dotar os formandos das seguintes competências:Identificar os elementos base da arquitetura de um computador. Reconhecer as unidades de execução do computador. Identificar a estrutura da memória e as funções de um processador. Descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador.Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Instalar redes locais. Instalar e configurar sistemas operativos. Instalar e configurar utilitários sobre sistemas operativos. Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local. Enunciar os princípios de organização e as tarefas administrativas da empresa. Reconhecer o circuito de informação da empresa. Construir e utilizar apresentações gráficas. Aplicar elementos dinâmicos (som e imagem) às apresentações gráficas. Desenvolver páginas para a web, através de scripts CGI e folhas de estilo.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
0769Arquitetura interna do computador25Nível 4
0770Dispositivos e periféricos25Nível 4
0771Conexões de rede25Nível 4
0772Sistemas operativos - instalação e configuração25Nível 4
0773Rede local - instalação25Nível 4
0776Sistema de informação da empresa25Nível 4
0779Utilitário de apresentação gráfica25Nível 4
0792Criação de páginas para a web em hipertexto25Nível 4
Total de Horas do Percurso:200 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Iniciação à Programação - fundamentos , com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Programador/a de Informática. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
Identificar os elementos base da arquitetura de um computador. Reconhecer as unidades de execução do computador. Identificar a estrutura da memória e as funções de um processador. Descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador. Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Instalar resdes locais. Instalar e configurar os sistemas operativos. Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO). Descrever os elementos base de um computador em termos de tarefas de processamento. Reconhecer e desenvolver algoritmos. Reconhecer as vantagens e desvantagens da utilização de uma metodologia. Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
0769Arquitetura interna do computador25Nível 4
0770Dispositivos e periféricos25Nível 4
0771Conexões de rede25Nível 4
0797Sistemas operativos - tipologias25Nível 4
0802Processamento computacional25Nível 4
0804Algoritmos25Nível 4
0805Estruturas de dados25Nível 4
0806Princípios metodológicos de programação25Nível 4
Total de Horas do Percurso:200 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Programação de Microcontroladores, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento de pequenos microcontroladores comerciais de baixo custo. Saber usar a cadeia de produção e simulação de circuitos microcontrolados de baixa complexidade.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
6072Microcontroladores - N325Nível 4
6073Microcontroladores - Aplicações25Nível 4
Total de Horas do Percurso:50 horas

Inscrição

Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Electrónica Analógica, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Saber interpretar circuitos analógicos com dispositivos passivos e activos. Saber desenhar pequenos circuitos electrónicos e consultar documentação técnica dos fabricantes.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
6008Análise de circuitos em corrente contínua25Nível 4
6011Semicondutores25Nível 4
6016Amplificadores operacionais25Nível 4
Total de Horas do Percurso:75 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnicas de bem-estar e ocupação de tempos livres do idoso, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Geriatria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
São objetivos deste percurso formativo dotar os formandos das seguintes competências: preparar atividades recreativas e de lazer para idosos; Desenvolver atividades recreativas e de lazer segundo as necessidades dos idosos, de acordo com as orientações da equipa técnico; Reconhecer a importância da relaxação aplicada à população idosa.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
8922Atividades recreativas e de lazer com idosos25Nível 4
8928Métodos de relaxação aplicados à população idosa25Nível 4
8929Arte como terapia aplicada à população idosa25Nível 4
Total de Horas do Percurso:75 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Técnicas de bem-estar e ocupação de tempos livres do idoso, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 2 na saída profissional de Agente em Geriatria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
- Acompanhar e apoiar o idoso nas diversas atividades de vida diária.
- Prestar apoio a idosos, no domicílio ou em contexto institucional, relativamente a cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde, de acordo com o seu grau de dependência e as orientações da equipa técnica.
- Preparar o serviço relativo aos cuidados a prestar, selecionando, organizando e preparando os materiais, os produtos e os equipamentos a utilizar.
- Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética profissional, na função de acompanhamento de pessoas idosas.
- Reconhecer e respeitar os direitos da pessoa humana.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
3538Saúde da pessoa idosa - cuidados básicos25 Nível 2
3539Deontologia e ética profissional no apoio à comunidade25 Nível 2
3552Patologia e efeitos psicossociais decorrentes da hospitalização da pessoa idosa25 Nível 2
3553Saúde mental na 3ª idade25 Nível 2
Total de Horas do Percurso:100 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Higiene e Segurança Alimentar na Restauração I, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Conhecer as imposições legais relativas à Segurança Alimentar na restauração;Conhecer os materiais e equipamentos, atividades e os processos de suporte à atividade na cozinha;Conhecer os pré-requisitos do sistema HACCP;Compreender os princípios e a metodologia de implementação do sistema HACCP;Conhecer os benefícios da implementação do sistema HACCP.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
7731Higiene e segurança alimentar na restauração25Nível 4
8211Higiene e segurança no trabalho na restauração25Nível 4
8239Matérias-primas alimentares50Nível 4
4421Marketing na restauração25Nível 4
Total de Horas do Percurso:125 horas

Inscrição


Destinatários
São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Higiene e Segurança Alimentar na Restauração II, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos
Calcular capitações adequadas a diferentes serviços, realizar o teste do cortador, elaborar e valorizar fichas técnicas e elaborar cartas e ementas; Identificar o conceito e os princípios da qualidade e a reconhecer a sua importância; Interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em inglês, adequando-os às diversas situações comunicativas próprias do serviço de cozinha/pastelaria e interagir e comunicar em ingês; Implementar o circuito de mercadorias, efetuar compras, receção e armazenamento de produtos e a sua comercialização, inventariar e controlar stocks, cumprir as normas de segurança e higiene e efeutar o aprovisionamento dos produtos alimentares e a sua distribuição.

CódigoUFCDUFCDCarga HoráriaNível
8287Capitações, fichas técnicas, cartas e ementas25Nível 4
1122Noções e normas da qualidade25Nível 4
3297Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)25Nível 4
4664Língua inglesa - cozinha/pastelaria25Nível 4
8290Cozinha/pastelaria - aprovisionamento50Nível 4
Total de Horas do Percurso:150 horas


Início

  • Brevemente será disponibilizada a calendarização de cada curso/percurso.
  • Caso tenha interesse em frequentar um ou mais cursos, poderá preencher o formulário de mais informações ou inscrever-se que enviaremos por e-mail informação sobre o início das ações.

Horário

  • Aulas no período diurno (manhã e/ou tarde) - horários a definir

Metodologia de Avaliação

Os critérios de avaliação formativa são, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e assiduidade. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90% da carga horária total.

Documentos a apresentar na inscrição

  • Apresentação do Cartão de Cidadão
  • Certificado de Habilitações
  • Documento comprovativo da titularidade da conta bancária NIB/IBAN
  • Declaração da entidade patronal com horário de trabalho (empregados)
  • Declaração comprovativa de inscrição no IEFP (desempregados)

Destinatários

  • Os empregados, com especial enfoque nos ativos empregados em risco de perda de emprego;
  • Os desempregados, incluindo os desempregados de longa duração, detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontrem mais próximo do reingresso no mercado de trabalho.

Benefícios/Apoios

  • Bolsa para material de estudo
  • Subsídio de alimentação
  • Despesas de Transporte ou subsídio de transporte

Objetivos

"...pretende-se potenciar a empregabilidade da população ativa, designadamente dos desempregados e dos empregados, incluindo os que se encontram em risco de desemprego, através do aumento da sua adaptabilidade por via do desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho..." Fonte: Lisboa 2020 - AVISO N.º LISBOA 24-2019-17