Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Entrevista a Nelson D'Aires

Entrevistado por António Júlio Duarte

Nelson D'Aires

Formado na área da construção civil como técnico de obras, abandona a actividade no final de 2005.

Em 2006 estabelece-se como fotógrafo independente dedicando-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da Fotografia que começou a aprender no ano de 2002 como autodidacta. Nesse ano vence o prémio Novo Talento Fotografia FNAC com a série ¿Contra-Fogo¿ (2005).

Em 2007 é convidado a ser membro do colectivo Kameraphoto, onde se mantém actualmente a desenvolver trabalhos colectivos (exposições e livros) tais como "A State of Affairs"(2009), "450"(2009) e "Um Diário da República" (2010).

A sua última exposição individual "Mar Fêmea" aconteceu na Kgaleria em 2009.

Está representado na colecção de fotografia BESart com fotografias do trabalho "State of Affairs" (2009).

A sua participação colectiva mais recente foi na exposição "Um Diário da República" do colectivo Kameraphoto na galeria da Fundação EDP, Porto.

O seu trabalho ao longo dos últimos anos tem vindo a ser premiado nos principais concursos de fotojornalismo português e em 2011 foi premiado com o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, o maior galardão de fotojornalismo actualmente atribuído em Portugal, com a reportagem Leandro.

Actualmente encontra-se a desenvolver trabalho para o projecto ¿Um Diário da República¿ edição 2012 do colectivo Kameraphoto.

A Bolsa Estação Imagem|Mora para 2012 foi atribuída a Nelson d¿Aires, com a proposta Álbum de família a memória de Mora, como demora a fotografia.

Nelson d¿Aires vive e trabalha na área metropolitana do grande Porto, Portugal.

Fonte: Kameraphoto.com

Referências

website: www.nelsondaires.com | email: nelsondaires@gmail.com