Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Entrevista a Valter Vinagre

Lessons in Film, Art and Multimedia

Valter Vinagre

Nascido em Avelãs de Caminho, 1954, no concelho de Anadia ,Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 - 1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz colectivo.

De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

Do seu percurso salientam-se exposições como Cá na terra, Arquivo Fotográfico Municipal, Lisboa, Bored in the USA no Centro Cultural Emmerico Nunes em Sines, Carta do sentir no Museu da Imagem em Braga, Sob a pele, 1996|2007 View em Lisboa, Espírito nas ilhas, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro,Variações para um fruto , Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco, Humús, Centro Cultural de Cascais. “Animais de estimação/Pets”, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova e participações em mostras colectivas como Topografias da vinha e do vinho, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, Uma extençâo do olhar, CAV-Centro de Artes Visuais, Coimbra, My privat pictures Plataforma Revólver, Lisboa. Pedras e Rochas, Fundação Eugénio de Almeida, Évora, Fragmentos do prazer, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova, ,Madalena, Kgaleria, Lisboa, ,Stigmata, Sala do Veado, Lisboa, Critério visivel - 150 Anos de Fotografia Portuguesa, Edifício da Cadeia da Relação, CPF, Porto, , Para, Cineteatro de Vila Real, O Presente - uma dimensão infinita .BESart Colecção Banco Espírito Santo - Museu Colecção Berardo, Lisboa. Um diário da républica. PhotoEspaña2011. Fundación António Saura/Casa zavala. Cuenca, Galéria Slovenskej. Bratislava, Fundação EDP, Porto. NDT80, Encontros da Imagem, Braga2012.

Fonte: valtervinagre.com/bio/