filmeu
licenciatura-comunicacao-aplicada-lisboa

Licenciatura Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Lisboa
O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Lusófona está integrado na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona e tem como objetivo formar espe... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Lusófona está integrado na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona e tem como objetivo formar especialistas aptos a apresentar e analisar informação em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação no contexto de atividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas. O curso envolve um conjunto de matérias de formação elementar que permitem ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualidade tecnológica e capacidade de gestão operativa e estratégica, em domínios que englobam a análise, conceção, produção e implementação de programas de marketing, publicidade e relações públicas. O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas visa fornecer competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais nas áreas da teoria e prática do Marketing, com especial incidência na Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas:

    • 06 Filosofia
    ou
    • 11 História
    ou
    • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    ou
    • 18 Português


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Competências

    Competências

    O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas visa a formação de profissionais capazes de desenvolver competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais, nomeadamente nas áreas da teoria e prática da gestão de Marketing, privilegiando, também, as áreas de Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes àquelas áreas nas organizações, bem como continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um diploma de 2º Ciclo. Assim, a licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade, Relações Públicas visa complementarmente a aquisição de competências que permitam a todos os licenciados prosseguir a sua formação de 2º ciclo em áreas científicas similares ou afins. As competências de base a fornecer são: - Compreender e exercer a função de marketing num contexto de estratégia empresarial; - Conceber e implementar uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços; - Consubstanciar a estratégia num plano de marketing; - Conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos de marketing definidos; - Compreender os problemas de marketing dos clientes; - Interpretar fielmente os briefings apresentados por estes; - Traduzir os briefings de marketing em briefings criativos, de media e de planeamento estratégico; - Orientar e motivar a equipa multidisciplinar constituída para arquitetar as soluções de comunicação que visem responder ao briefing de marketing fornecido pelo cliente; - Elaborar uma proposta de prestação de serviços de comunicação que integre cada uma ou todas as variáveis de comunicação, incluindo a componente orçamental; - Controlar o trabalho desenvolvido pela equipa responsável pelo projeto de comunicação em curso com vista ao cumprimento dos prazos estipulados e dos limites orçamentais razoáveis tendo em conta as características próprias do projeto; - Adotar uma atitude e desenvolver iniciativas que promovam as relações interpessoais mantidas com os clientes da agência tendo como objetivo a criação e a manutenção de relações institucionais sustentáveis; - Analisar o contexto comunicacional das marcas; - Procurar informação relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e analisá-la; - Sustentar a estratégia de comunicação proposta pela agência ao cliente; - Orientar e acompanhar o processo de desenvolvimento de estudos de mercado em parceria com empresas detentoras do know-how técnico necessário; - Conceber estratégias de comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.
  • Objetivos

    Objetivos

    O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Lusófona tem como principal objetivo formar especialistas aptos a apresentar e analisar informação, nomeadamente em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação, ao nível conceptual e abstrato, no contexto de atividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas. A licenciatura envolve um conjunto de matérias de formação elementar em domínios que englobam a análise, conceção, produção e implementação de programas de marketing, publicidade e relações públicas.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade.
    • Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional nas áreas em que lecionam.
    • Horários adequados a trabalhadores estudantes.
    • Curso que alia a componente teórica à prática.
    • Protocolos com diversas entidades para estagios na área.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    - Gestor de Marketing; - Gestor de produto; - Gestor de linha de produtos; - Gestor de marca; Gestor de Clientes; - Consultor em marketing; - Supervisor de contas em agências de publicidade, design e comunicação; - Assistente de investigação e planeamento estratégico em agências de publicidade, design e comunicação; - Assistente de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas; - Técnico de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas; - Consultor em comunicação e imagem; - Responsável pela comunicação interna em organizações públicas e privadas; - Assistente de comunicação no departamento de recursos humanos; - Assessor de Imprensa; Docente e investigador em ciências da comunicação; - Docente e investigador em marketing; Docente e investigador em publicidade; - Docente e investigador em relações públicas.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas dá acesso a cursos de mestrado no âmbito das Ciências da Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Publicas. A Lusófona e em especial a ECATI oferecem ao licenciado em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas variados mestrados para prosseguimento de estudos dos quais destacamos os seguintes: Ciências da Comunicação Marketing e Publicidade Sistemas de Comunicação Multimédia Comunicação nas Organizações Produção e Criação em Artes Tecnológicas
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    69 salas de aula 12 laboratórios de informática 4 auditórios 6 anfiteatros 1 cantina e 3 bares 2 centros de computação para os alunos 1 biblioteca Equipamentos Videoprojector fixo / Fixed Video projector 30 Videoprojector portátil (requisição) / Portable Video projector (by request) 18 PC/Netbook Portátil (requisição) / Portable PC/Netbook (by request) 20 Retroprojector (requisição) / Overhead projector (by request) 4 Sistema de áudio / Audio System 5 PC Desktop HP7100 -Pentium IV 3GHz -RAM 512 Mb -HD 40Gb 54 PC Desktop HP7600 -Pentium D 2.8GHz -RAM 1 Gb -HD 40Gb 30 PC Desktop HP5800 -Core duo 3.0GHz -RAM 2 Gb -HD 250Gb 72 PC Desktop Dx2420 -Dual Core 2.6GHz -RAM 2 Gb -HD 320Gb 16 Software -SPSS 18 1 Softwre de simulação de gestão -Marketplace Live 1 Software -Pacote Adobe CS5 1
  • Observações

    Observações

    O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas nasce da autonomização do ramo de Comunicação das Organizações, da Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura. Sendo o ramo com maior procura por parte dos estudantes e percebendo a crescente especialização da área, o Conselho Cientifico da ULHT decidiu propor uma nova Licenciatura em Comunicação das Organizações: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, aprovada pelo Ministério do Ensino Superior em 2001. Esta licenciatura pretende colmatar a necessidade de quadros de qualidade, nas áreas da Comunicação de Marketing, essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Só uma politica coerente de Comunicação comercial é que garante o entendimento e a satisfação das necessidades dos consumidores e, consequentemente, o sucesso empresarial em contextos concorrenciais competitivos. Aquando da adequação ao processo de Bolonha, a ULHT auscultou as empresas parceiras, nomeadamente aquelas com as quais existem protocolos de estágios, sobre as áreas essenciais de formação. Foi elaborado um inquérito aos docentes e alunos, sobre a estrutura curricular, carga letiva, carga extra-lectiva e objectivos pedagógicos. Analisou-se as licenciaturas semelhantes em instituições de referencia europeias. (e.g., Partindo de uma instituição de referência como é a Universidad Complutense de Madrid, nomeadamente o seu 1º ciclo em Publicidad e Relaciones Públicas, e tendo em conta não somente a proximidade espacial, mas também as relações comerciais e económicas que estes dois países mantêm, no que diz respeito à empregabilidade da área científica que ocupa o curso de 1º ciclo em Comunicação Aplicada, vemos claramente uma analogia entre as duas estruturas curriculares). Foram feitas reuniões com os regentes das unidades curriculares para discussão de propostas de ECTS´s. Em conselho científico foi retificado e aprovado a nova estrutura curricular, assim como o número de ECTS´s correspondentes. Esta adequação provocou uma profunda reestruturação do curso, pelo que se decidiu dar uma nova denominação que demonstrasse o que ele realmente é: Um diploma de 1º ciclo em Comunicação Aplicada ao Marketing, à Publicidade e às Relações Públicas. Sendo um curso que se enquadra na área das Ciências da Comunicação, área há muito reconhecida pela Fundação Ciência e Tecnologia, o curso fornece aos estudantes um sólida formação base em Comunicação e uma formação especifica nas áreas da Comunicação Comercial (Marketing, Publicidade e Relações). A formação de quadros de língua portuguesa em Comunicação Aplicada tem mostrado sucesso, sendo muitos dos alunos oriundos dos PALOP. Já estando este ciclo em funcionamento em Angola, espera-se alargar aos outros países. O sucesso deste curso pode ser constatado quer pela procura de novos estudantes, que todos os anos preenchem as suas vagas, como pelo elevado nível de empregabilidade verificado.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos nacionais ou equiparados 210€
      Reingresso 90€
      Mudança de curso 90€
      Estudante Internacional com ENEM 300€
      Estudantes Internacionais 300€
      Acesso - via 12º ano 210€
      Maiores de 23 210€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 265€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 395.4€
      Valor por ECTS 13.18€
    • Valores Candidatura
      Acesso - via 12º ano 215€
      Candidatos nacionais ou equiparados 215€
      Reingresso 100€
      Maiores de 23 215€
      Estudantes Internacionais 350€
      Mudança de curso 100€
      Estudante Internacional com ENEM 350€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 286€
      Seguro Escolar 45€
      Inscrição 350€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 0€
      Valor por ECTS 0€

Secretariado

Sonia Marina Pereira Luís

  • Extensão Telefónica
    681
  • Local de atendimento
    Sala F.1.7
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 12h e das 15h às 16h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3004/2011

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios