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Universidade Lusófona

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Disciplina do Curso

Estudos de Segurança

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT724-117

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Programa:

1. O pensamento liberal: John Locke (1632-1704), Adam Smith (1723-1790), Stuart Mill (1806-1873), Alexis Tocqueville (1805-1859) . O socialismo liberal, o neoliberalismo, a teoria do fim da história ¿ Bobbio, Hayek e Fukuyama. As grandes linhas do pensamento liberal. 2. O pensamento marxista. As grandes linhas do pensamento marxista.3. Pós-industrial: A revolução da micro-eletrónica e a rutura de paradigma na civilização industrial. Da robótica industrial à Internet, à sociedade da informação. 4. Modernismo e pós-modernismo: Para uma fenomenologia do tempo presente ¿ as características gerais do pós-modernismo. 5. Globalização e Caospolitismo ou um novo recomeço ¿ a perspectiva de Savater.6. O Século XX: ¿a crise do liberalismo, a democracia e a crise dos neos¿.7. O pensamento e as ideias políticas em Portugal no século XX. 8. O Século XXI e as «novas ideias» na Europa e no Mundo: As redes sociais e as mobilizações sociais. Os radicalismos. Direitos Humanos e Cidadania.

Objetivos

Com esta UC pretende-se dotar os alunos, em primeiro lugar, de instrumentos conceptuais adequados não só a uma eficaz operacionalização do pensamento analítico, reflexivo e articulado aos grandes temas da contemporaneidade, mas também, em segundo lugar, de capacidades que lhes permitam compreender as grandes correntes de pensamento que mais influenciaram e influenciam a história contemporânea.Por um lado, pretende-se introduzir os alunos no complexo processo de produção de discurso teórico, através dos métodos e dos conceitos disponíveis na tradição filosófica ocidental, e, por outro, exercitá-los na compreensão analítica das grandes clivagens doutrinárias que atravessam a história contemporânea e que estruturam os nossos quadros culturais de referência.adquirir capacidades de analisar criticamente as diferentes etapas do Pensamento Contemporâneo e serem capazes de adaptar as teorias dos diferentes autores à realidade do século XXI, em consonância com o pensamento europeu.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas consistem em exposições teóricas, seguidas de debates em aula, nos quais será importante a interacção dos alunos. A avaliação incidirá naturalmente sobre a compreensão e o controlo analítico dos conteúdos programáticos, através de 2 testes que demonstrem capacidades de operacionalização no concreto campo de análise dos instrumentos conceptuais adquiridos, com vista ao um ulterior eficaz desempenho profissional. Instrumentos de avaliação: 1 Teste de Avaliação (45%) + 1 Teste de Avaliação (45%) + Presença e Participação nas Aulas (10%).

Bibliografia principal

ADAMS, I. & DYSON, R.W. 50 pensadores políticos essenciais. Da Grécia Antiga aos dias atuais. 2ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL.2010.

AMARAL, Diogo Freitas do. História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.2011.

BANOND, I. História das Ideias Políticas. Parede: Principía Editora, Lda.2014.

CAMPOS, F. Na Senda dos Direitos Humanos. Breves Passos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.2019.

HABERMAS, Jurgen. (2015). Teoria Política. Vol. IV. Lisboa: Edições 70. 2015.

LOCKE, J. Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Edições 70. 2014.

MANENT, P. História Intelectual do Liberalismo - dez lições. Lisboa: Edições 70. 2015.

NEVES, Fernando dos Santos. IPC - Introdução ao Pensamento Contemporâneo: epistemetodologia, fenomenologia, paradigmática, CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 2015.

ROSAS, J.C. Manual de Filosofia Política. 2ª. edição. Coimbra: Edições Almedina,S.A. 2015.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Fernando Campos

2ªF. - 5ªF. 15h. - 17h.

C.1.19

 

 

 

 

 

 

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