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Universidade Lusófona

Corpo e Espaço

Curso

Artes Performativas e Tecnologias

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT1639-14380

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: O devir-imagem da experiência e preeminência do actual
2. O momento Duchamp como inauguração das artes contemporâneas
3. A obra de arte como critério: da obra de arte total à hiper-obra
3. Crise das categorias estéticas e o «fim da arte»
4. O retorno do arcaico: da carne e da terra
5. Artes do corpo: da performance à body-art
6. Artes do Espaço: da instalação à land-art
7. Novas artes: Técnica, corpo e espaço
8. A prioridade do actual: a contemporaneidade das artes
9. Arte e técnica: da aparição8. Conclusão: A arte como crítica da economia generalizada

Objetivos

1) Problematizar as artes contemporâneas mobilizando saberes teóricos e históricos, bem como estudos de
caso e leitura escritos de artistas ou críticos relevantes;
2) Inscrever criticamente as práticas artísticas contemporâneas relativamente às dimensões culturais,
económicas e políticas da experiência atual;
3) Exercitar metodologias várias para a interpretação de obras ou artistas contemporâneos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão adquirir noções fundamentais no campo da arte moderna e contemporânea e da cultura atual, relacionando-as com as questões do corpo e das artes performativas; saber estabelecer relações entre o corpo e os contextos social, histórico e artístico; desenvolver um pensamento analítico e crítico sobre as artes performativas, aprofundando a capacidade reflexiva entre a estética, as formas de alteridade e a diversidade cultural; reconhecer e interpretar as diferenças e a complementaridade entre a produção de pensamento e a criação artística que implica diretamente as práticas do corpo.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia seguida será a da aula magistral, onde o professor apresenta a argumentação em torno de um problema. Necessariamente que um curso desta natureza, terá de passar pela leitura interpretativa e pelo diálogo argumentativo entre o professor e os discentes e entre os discentes entre si,
acompanhados pelo professor. Sempre que possível, o debate apoiar-se-á na análise de documentação de trabalhos performativos visionados na aula.
Estão em vigor duas modalidades. A avaliação contínua, que exige a participação na disciplina, com a preparação de um texto, e a entrega de um trabalho de cerca de 10 páginas; e a avaliação pontual, que consistirá num trabalho prático performativo a partir da reflexão desenvolvida nas aulas em torno do programa.

Bibliografia principal

Hal Foster, Rosalind Krauss, Yve-Alain Bois & Benjamin H. D. Buchloh (orgs), Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism, Londres, Thames & Hudson, 2005.
Gill Perry & Paul Wood (orgs.), Themes in Contemporary Art (Art of the 20th Century), Yale University Press, 2004.
Peter Howard Selz & Kristine Stiles (orgs),Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists´ Writings, Berkeley, University of California Press, 1996.
Jean Robertson & Craig McDaniel, Themes Of Contemporary Art: Visual Art After 1980, Oxford, Oxford University Press, 2004.
Martha Buskirk, The Contingent Object of Contemporary Art, Mass., MIT, 2005.