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Universidade Lusófona

História das Artes Performativas

Curso

Artes Performativas e Tecnologias

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT1639-14381

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Teatro grego: tragédia; comédia; a Poética de Aristóteles. O anfiteatro grego. A máscara.
Teatro romano: características; principais autores.
Teatro e dança oriental.
Idade Média e Renascimento - mistérios, autos e milagres; Commedia Dell´Arte; teatro Isabelino
O Siglo d´Oro
Teatro clássico e barroco - Inglaterra, Espanha, França
Teatro Burguês: Sec. XVIII
O Romantismo
Sec. XIX e início do Sec. XX: principais obras e autores; Europa e EUA.
Wagner e "a obra de arte total"
Naturalismo, realismo, simbolismo
As principais escolas de representação - a escola russa, inglesa e americana.
O music-hall; o vaudeville; o melodrama. Europa e EUA.
Primeira metade do Sec. XX: as vanguardas artísticas.
Segunda metade do Sec. XX; principais obras e autores: influências no teatro contemporâneo.
A performance, o híbrido, o happening
As artes circenses
Teatro de marionetas e formas animadas
A dança contemporânea

Objetivos

É objetivo da disciplina dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam uma visão abrangente das práticas performativas, desde a sua origem até aos nossos dias. Dotar os estudantes da capacidade de relacionar os diferentes períodos históricos, influências e contextos socioculturais e artísticos, como condição essencial para a compreensão da evolução das artes performativas contribuindo, assim, para o desenvolvimento do trabalho a nível de representação e|ou criação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se, dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam a identificação dos diversos períodos históricos e principais correntes no domínio das artes performativas. A identificação das características específicas de cada um desses períodos revela-se, também, essencial ao enquadramento dos mesmos e constitui uma mais-valia para a compreensão das particularidades de cada género. Procurar-se-á fomentar no estudante uma perspectiva relacional entre cada período histórico procurando-se, desta forma, o reconhecimento de cada período, suas influências e contaminações. Procura-se, também dotar o estudante de capacidades de relacionamento das artes performativas com outras artes - nomeadamente as artes visuais e a música - com o objectivo de alargar o seu leque de conhecimentos e estimular a investigação noutras áreas artísticas correlacionadas.

Metodologias de ensino e avaliação

Além da exposição teórica dos diversos pontos do programa, é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um domínio de instrumentos aplicados que lhes possibilitem o desenvolvimento de projectos autónomos. Assim, tendo em conta a aprendizagem baseada na observação serão mostrados nas aulas registos documentais em vídeo de diversos trabalhos que complementem a exposição teórica.
Dar-se-á, no contexto da UC, grande importância à participação em aula e investigação sobre as diversas temáticas abordadas procurando o aprofundamento dos conhecimentos sobre os diversos contextos históricos.
Avaliação: Assiduidade 20% + Frequência 40% + Trabalho prático 40%

Bibliografia principal

AAVV. Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2004
AAVV. Le Théâtre. Paris: Bordas, 1984
Aristóteles. Poética. Lisboa: FCG, 2007
Artaud, Antonin. O teatro e o seu duplo. Lisboa: Fenda, 2006
Bentivoglio, Leonetta. O teatro de Pina Bausch. Lisboa: FCG, 1994
Biet, Christophe. Qu´est-ce que le théâtre. Paris: Gallimard, 2006
Bloom, Harold. Shakespeare, the invention of the human. NYC: Riverhead Books, 1998
Brook, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro, 2008
Carlson, M. Performance: a critical introduction. London: Routledge, 1996
Corvin, M. Dictionnaire analytique du theatre. Paris: Bordas, 1991
Goldberg, Roselee. A Arte da Performance - Do Futurismo ao Presente, Lisboa, Orfeu Negro, 2007.
MACBA | Museu Berardo. Um teatro sem teatro. Lisboa: Museu Berardo, 2008
Monteiro, Paulo Filipe. Drama e comunicação. Coimbra: IUC, 2010
Moussignac, Léon. História do Teatro. Lisboa: Bertrand, 1957