Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Movimento e Coreografia I

Curso

Artes Performativas e Tecnologias

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT1639-14391

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Técnicas de relaxamento e concentração.
2. Consciencialização corporal: apoios, eixo, postura, equilíbrios estático e dinâmico.
3. O movimento, do gesto à acção: qualidade e contrução de sentido.
4. Subjectividade e sensorialidade do intérprete: escuta, acção, reinterpretação.
5. Movimento e corporalidade na relação espaço-tempo.
6. O corpo e o espaço cénico: a presença e a contracena.
7. Percepção, improvisação e composição.
8. O intérprete como sujeito e objecto da acção.

Objetivos

Consciencializar limites e capacidades do corpo, do seu alinhamento e ajuste postural e dos seus graus de tonicidade.

Desenvolver o potencial criativo através do descondicionamento do gesto, da improvisação e interpretação.

Desenvolver a consciência de jogo e da composição cénica em tempo real e em repetição.

Desenvolver a capacidade de comunicar cenicamente e compreender os sentidos da contracena.

Desenvolver a capacidade de se auto-dirigir e de se disponibilizar para uma direcção exterior.

Desenvolver a capacidade de concentração e memória (motora, acústica e visual).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Aquisição de técnicas de relaxamento e respiração.
- Aquisição de técnicas de consciencialização corporal.
- Qualidade e intensidade de expressão pelo movimento.
- Senso-percepção e "eutonia" na sua relação com o contexto performativo.
- Aquisição de técnicas de improvisação. Noção de estrutura.
- Compreensão e organização das lógicas de composição instantânea, e em revisão/reptição.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de técnicas corporais, de treino de movimento e respectiva qualidade.

Aulas de técnicas expressivas e criativas: improvisação e composição.

Aulas expositivas: exposição e discussão de conceitos resultantes ou motivadores da prática em aula. Projecção de vídeos ou outros.

Bibliografia principal

Beatty, P., Form without formula: A concise guide to the choreographic process. Toronto, 1985
Laban, R., Mastery of Movement. Londres, 1960
Louppe, L., Poetique de la Danse Contemporaine. Paris, 1997
Macara, A. Colectânea: Composição coreográfica. Lisboa, 1987
Matho, P., Expression Corporelle - Mouvement et Pensée. Paris, 1974
Pierce, A. & Pierce, R., Expressive Movement. Posture and Action in Daily Life, Sports and the Performing Arts, Springer, 1989
Pujade-Renaud, C., Expression Corporelle. Langage du Silence. Paris, 1975
Smith, Jacqueline, Dance Composition. Surrey, 1980
Tufnell, M. & Crickmay, C., Body space image: Notes towards improvisation and performance. Londres, 1993