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Universidade Lusófona

Técnicas de Voz, Elocução e Canto

Curso

Artes Performativas e Tecnologias

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT1639-14385

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Técnica Vocal e Canto
1. Postura e Respiração: o alinhamento vertebral e os tipos de respiração.
2. Musculatura da respiração e de conexão com a Voz - o Apoio Vocal.
3. Estados Respiratórios e Estados Emocionais: diferentes conexões e contágios.
4. O corpo e o canto em relação integrada.
5. O trabalho de texto para o canto: a passagem da verbalidade à musicalidade e expressividade vocal.
A Voz no trabalho de texto
1. A análise formal da pontuação, sintaxe, prosódia, palavras operativas e estrutura geral da evolução do pensamento da personagem no texto em prosa.
2. A planificação prática das inspirações: o critério da prática em voz alta na integração com o corpo.
3. Imagética mental e sua incorporação: a exploração criativa do texto na voz.
4. Voz e Elocução.

Objetivos

1. Consciencializar a postura física e os diferentes tipos de respiração nas suas implicações no ato de cantar e no trabalho de texto e elocução.
2. Executar com destreza os diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal e compreender as alterações que provocam na emissão vocal do canto e da fala.
3. Compreender a estrutura sintática e imagética do texto em prosa.
4. Executar autonomamente a análise formal do texto em prosa.
5. Executar com destreza a articulação do texto e a emissão do canto com a respiração e o apoio vocal.
6. Desenvolver o sentido crítico e terminológico específico da voz na análise escrita dum espetáculo de cariz performativo-vocal.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Domínio competente, esclarecido e diferenciado dos diferentes tipos de respiração com a postura e o alinhamento vertebral.
2. Domínio de competência e destreza na execução dos diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal, com capacidade adquirida de verificar as alterações que provocam na emissão vocal do canto e da fala.
3. Capacidade de executar autonomamente a análise formal do texto em prosa.
4. Compreensão e capacidade de aplicação metodológica prática da análise da estrutura sintática à imagética do texto em prosa.
5. Capacidade de executar com destreza a articulação e produção sonora projetada do texto em prosa.
6. Capacidade de emissão do canto ¿ em conexão com o sentido expressivo do texto - com a respiração e o apoio vocal.
7. Competência crítica na análise escrita dum espetáculo de cariz performativo-vocal.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Exposição teórica dos conteúdos de técnica vocal (canto), de método de análise de texto e de introdução à imagética mental aplicada à voz.
2. Prática coletiva e individual dos diferentes tipos de respiração, postura física e trabalho muscular das âncoras da voz e do apoio vocal.
3. Prática coletiva e individual de exercícios vocais (vocalizos) em conexão com o corpo e o movimento.
4. Prática individual do texto - de acordo com a análise formal e a pesquisa imagética individual.
5. Prática individual da canção - de acordo com a exploração imagética e expressiva do texto e da música, e da aplicação dos princípios técnicos vocais.
as sessões individuais e coletivas de texto e de técnica vocal (avaliação contínua) terão um peso de 35% da nota final; o comentário crítico escrito de um espetáculo de cariz performativo-vocal - 15%: a prova de avaliação individual em Texto (monólogo) - 20%; a prova de avaliação individual em Canto - 20%; e o relatório de auto-aferição-10% nota final

Bibliografia principal

Martin, J. (1991) - Voice in Modern Theatre. USA: New York - Routledge.
Bachorowski, J.-A., Owen, M. J. (2011) - Vocal Expressions of Emotion. The
Handbook of Emotions. The Guilford Press:196-210.
Blair, R. (2008) - The Actor, Image, and Action: Acting and Cognitive Neuroscience. London: Routledge.
Bloch, S., Lemeignan, M., Aguilera, N. (1991) - Specific respiratory patterns
distinguished among human basic emotion. International Journal of Psychophysiology. Vol. 11:141-154.
Boiten, F. A. (1998) - The effects of emotional behaviour on components of the respiratory cycle. Biological Psychology. Vol. 49:29-51.
Harrison. P.T. (2006) - The Human Nature of the Singing Voice. Exploring a holistic basis for Sound teaching and learning. Edinburgh: Dunedin Academic Press.