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Universidade Lusófona

Teorias da Imagem e da Representação

Curso

Artes Performativas e Tecnologias

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT1639-14416

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Imagem e objecto. Imagem e Linguagem. Imagem e técnica: artifício, fabricação, dispositivo. Significação, denotação e conotação na imagem e no som. Linguagem narrativa em cinema. Imagem-tempo. Construção de narrativas audiovisuais. Imagem como cópia de uma cópia: análise, construção e jogos da "representação do outro".

Objetivos

Despertar os alunos para um reflexão crítica sobre questões fundamentais ligadas aos conceitos de imagem e representação através da elaboração de exercícios práticos, que explorem várias vertentes conceptuais: Imagem e Objecto, Imagem e Linguagem, e Imagem e Técnica, Imagem-tempo. Traçar um percurso de conhecimentos desde os conceitos ancestrais das teorias da imagem à evolução dos dispositivos técnicos, que hoje desafiam e criam novos terrenos para um questionamento contínuo dos processos de significação da imagem. Nesta UC será dado destaque especial à gramática e linguagem narrativa em cinema. A execução de uma série de exercícios práticos utilizando imagem, som e montagem narrativa, tem como objectivo capacitar os alunos para a utilização dos meios audiovisuais e despertar o rigor na análise e contextualização dessa mesma utilização.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade de análise semiótica. Capacidade de identificação de elementos dramatúrgico no real. Conhecimento dos requisitos criativos que intervêm na organização do discurso narrativo e expressivo da linguagem cinematográfica e audiovisual. Criação e representação de personagens fortemente inspiradas no real. Capacidade para conceber uma ficção audiovisual de curta duração produzida com meios simplificados e equipas reduzidas.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina será essencialmente expositiva com particular enfoque no visionamento e análise de excertos de filmes, e dos exercícios práticos executados pelos alunos ao longo do semestre.
Nesta disciplina os alunos vão também realizar 4 exercícios práticos que envolvem a aplicação dos conceitos relativos aos aspectos semânticos e sintácticos da linguagem audiovisual.
Critérios de avaliação:
- Assiduidade e participação individual nas aulas. Desempenho individual nos trabalhos práticos desenvolvidos em grupo. Nível de elaboração e resultado conceptual, narrativo e estético dos trabalhos práticos.
-Realização de uma frequência onde será apresentado um trabalho prático - curta metragem de 5 minutos - e uma prova de avaliação escrita.

Bibliografia principal

Arijon, Daniel (1990) - Grammar of the Film Language. Silman James, USA
Dancynger, Ken (2002) - The Technique of Film and Video Editing. Focal Press, USA
Rabiger, Michael (2003) - Directing, Film Techniques and Aesthetics, (3rd edition). Focal Press, USA
Adorno, Th. W. (2003). Sobre a Indústria da Cultura. Lisboa: Angelus Novus.
Aumont, Jacques (1990). L'Image. Paris: Éd. Nathan
Benjamin, W. (2006). A Modernidade. Lisboa: Assírio & Alvim
Bragança de Miranda, José A. (2008). Corpo e Imagem. Lisboa: Vega
Chion, Michel (1985). Le Son au Cinéma. Paris: Éd. de l'Étoile
Crary, Jonathan (1990). Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century.
Cambridge, Mass.: MIT Press
Deleuze, Gilles (1985). L'image-temps. Paris: Minuit
Manovitch, Lev (2000). The Language of New Media. Cambridge, Mass.: MIT Press
Merleau-Ponty, M. (1954). O Olho e o Espírito. Lisboa: Vega, 1992