Desenho III
Apresentação
Nesta disciplina os alunos desenvolvem competências no âmbito da representação em perspetiva, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-3696
Disciplinas complementares recomendadas
Pintura III
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
A Cena de Interior, seu enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes. Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço e espaço pictórico; indicadores de profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala humana, valores tonais, detalhes. Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de fotografias de espaços interiores, explorando vários recursos compositivos e várias técnicas de representação e expressão gráfica Projeto II - Instalação de desenho colectivo - macro desenho Projecto III - Album fotográfico sobre um espaço interior que é também um retrato pessoal.
Objetivos
Desenvolver no aluno capacidades de representação no âmbito do desenho Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às disciplinas de Desenho I e II. Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar em projetos de desenho artístico
Metodologias de ensino e avaliação
Cada projeto é iapresentado com exemplos dados por meios audiovisuais, facultando aos estudantes, os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento. O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular ao projeto em curso, em pontuais demonstrações práticas e na apresentação das referências consideradas pertinentes. 15% Avaliação contínua e final: comparência obrigatória a 75% das aulas, pontualidade, participação nas discussões críticas de grupo e no projecto colectivo, apresentação do trabalho com critérios de exposição avaliação intercalar 50% projecto I - 5 desenhos A1 (10% cada) 20% projecto II - macro desenho colectivo 15% projecto III - fotografia e desenho: o espaço interior na relação entre espaço intímo e autorretrato.
Bibliografia principal
Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra. New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala