Desenho IV
Apresentação
ESTA UC É SOBRE RETRATO - DESENHO ARTÍSTICO
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-3166
Disciplinas complementares recomendadas
PINTURA IV
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Tema da UC: RETRATO 2 Exercícios gráfico que exploram o cânone e as variações da tradição retratística: 1 EXERCÍCIO DE AUTO-OBSERVAÇÃO ao espelho. Realização de um conjunto de desenhos (mínimo 20) onde seja implicada a distinção entre auto-retrato e auto-representação (do próprio ou como outro), verosimilhança, máscara, o personagem e a caricatura. Exploração da expressão corporal (gestos e atitudes) e facial (emoções). TPC. 1 EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO DIRECTA DO MODELO. Conjunto de desenhos (mínimo 10) que se assumem como projecto gráfico. Devem seguir 1 das seguintes composições canónicas: retrato colectivo, de corpo inteiro, a ¾, mitológico, figura. Atentar à adequação do formato e enquadramentos, à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s) (1:1).
Objetivos
Desenvolver no aluno capacidades de representação no âmbito do desenho Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho, dando continuidade à disciplina de Desenho I, II, III e Figura Humana I, II e III. Desenvolver estratégias de representação gráfica retratando os outros ou o próprio, o que implica a noção aplicada de auto-crítica e distanciamento. Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana do desenho. O aluno fica apto a praticar um desenho sustentado em conhecimentos teóricos e numa prática regular; a usar algumas estratégias de representação gráfica no desenho retratístico, nomeadamente a observação directa (ao espelho e em presença do modelo) e indirecta (a partir de fotografia); a conceber e executar um projeto pessoal de desenho a partir de um desafio temático.
Metodologias de ensino e avaliação
A exemplificação e a demonstração de procedimentos e objectivos é estrutural à introdução de cada exercício e faz-se com sugestão bibliográfica e meios audiovisuais. A relação tutorial complementa-se nos comentários críticos em grupo e nas demonstrações aplicadas a cada situação. Espera-se do aluno empenho e capacidade de investigação plástica, rigor no domínio de estratégias gráficas, capacidade de concretização e uma atitude reflexiva e crítica relativamente ao seu trabalho. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade e o cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, para cada projeto; e final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (50% cada). O exame é constituído pela apresentação de todo o trabalho melhorado e concluido
Bibliografia principal
ARNHEIM, R. (1998). Arte e Perceção Visual, Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora BUTLER, C. & ZEGHER, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA DAVIDSON, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London - New York: Phaidon RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. NEW, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala