Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Design de Projetos

Universidade Lusófona

Design de Projetos

Apresentação

Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos.

Disciplina do Curso

Artes Visuais

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULHT722-14662

Disciplinas complementares recomendadas

Pintura VI

Desenho VI

Arte e Natureza VI

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.As politicas culturais em Portugal e UE

2.O contexto global das artes

3.A especificidade do sector artístico

4.Os principais mercados de trabalho

5.Os financiamentos públicos e privados: UE e Portugal

6.A legislação aplicável: principais aspectos jurídicos

7.Os principais circuitos de programação e difusão

8.As parcerias financeiras

9.As parcerias criativas

10.Marketing e comunicação

11.Mobilidade e a internacionalização

12.A gestão de carreiras

13.Arte, indústrias criativas e  culturais

14.O artista empreendedor

15.A organização administrativa e financeira da empresa

16.A programação e curadoria

17.A relação entre a arte e a economia

18.A inserção do artista no mercado

19.Narrativa e orçamentação de um projeto

20.Como elaborar um dossiê de projecto

21.Os diferentes formatos de projeto e os seus destinatários

22.Pesquisa de financiamentos públicos nacionais e internacionais: preenchimento de formulários

23.Exemplos de projetos de sucesso

Objetivos

Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos. Os aspectos legais e administrativos, financiamentos, internacionalização e difusão das obras assumem, uma importância decisiva no contexto artístico/profissional. A globalização da arte, implica um conhecimento de contextos de produção mais abrangentes obrigando a um reposicionamento do artista, tendo em conta a  disseminação da sua obra. O trabalho colaborativo e em parceria afirma-se, também, como uma característica da contemporaneidade, com a qual o artista se deve relacionar.

Além da exposição teórica dos diversos pontos do programa e apresentação de case studies é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um domínio de instrumentos aplicados que lhes possibilitem o desenvolvimento de projectos autónomos.

Metodologias de ensino e avaliação

O contacto com os estudante é directo e em sala de aula, com exposição oral dos conteúdos auxiliado por PowerPoint, mostras de vídeos com exemplos paradigmáticos e a elaboração de uma candidatura a uma instituição de referência aos apoios a projectos artísticos.  Dar-se-á, no contexto da UC, grande importância ao projecto (elaboração de um dossier de projecto) que será acompanhado pelo docente e que terá um peso significativo na avaliação.

Avaliação: Participação 20% + Prova escrita de frequência 30% + Trabalho prático (dossiê de projecto) /candidatura 50%

Bibliografia principal

AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura

AAVV. La creátion face aux systémes de diffusion. Paris: La Documentation Française

AAVV. As politicas culturais em Portugal. Lisboa: Obs. Das Actividades Culturais

AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC

BENHAMOU, F. (2004). L ¿économie de la culture. Paris: La Decouverte, 2004

JEFFRI, J. (1983). Arts Money. NYC: Neal-Schuman Publishers

NAESS, H.E. (2009). A new agenda? The European Union and cultural policy. London: Alliance Publishing Trust

 WATERS, I. (1989). Entertainement arts and cultural services. UK: Longman

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.