Figura Humana III
Apresentação
Esta u.c. baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina. O desenho é acompanhado por conceitos moderados de anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos do desenho: escala, composição, relação figura/fundo. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições no modelo: pose curta/longa, quietude/ movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-14652
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações: Nota: os programas de FH I, III, e V são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.
Objetivos
As competências básicas no desenho incluem composição, rigor nas proporções do corpo, perspectiva e os conhecimentos anatómicos que ajudam na representação da figura humana. É desenvolvida a habilidade para observar e registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana. É alargado o conhecimento sobre técnicas e aproximações gráficas ao desenho.
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos do programa são desenvolvidos de modo progressivo através de exercícios temporizados do desenho da figura humana que se executam na sala de aula e são reforçados através do diário gráfico. A nota final compreende critérios de assiduidade e pontualidade assim como sucesso nos objectivos definidos para cada exercício. A avaliação é contínua (75% presenças) e final com enfoque no trabalho realizado ao longo do semestre. A avaliação resulta da avaliação dos três grupos de exercícios (33% cada). No caso de exame, o aluno deve apresentar o todo trabalho realizado durante o semestre. Contudo, como a especificidade dos exercícios requer um modelo, o aluno deve contactar a professora que determinará exercícios alternativos que permitem ao aluno atingir os objectivos da u.c. (Art. No.10 Reg. ECATI). O mesmo se aplica na situação referida no Art. 7, 5, Reg. ECATI.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala