Perspetivas Artísticas Contemporâneas V
Apresentação
É objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituições artísticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relações entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se irão inserir. A experiência das organizações e artistas constituirá, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferição de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto académico quer em contexto profissional.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-17316
Disciplinas complementares recomendadas
História da arte e cultural visual
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Artistas portugueses mais relevantes Análise e discussão de portefólios A mediação das artes (a promoção e divulgação) A curadoria e programação O mercado da arte As principais mostras, bienais, trienais Visitas a exposições de arte contemporânea Encontros | debate com artistas, curadores e agentes culturais Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposições ou instituições culturais.
Objetivos
Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as temáticas e mecanismos com os quais a sua obra está em relação. Assim, são objetivos desta UC a identificação dos diversos aspetos da arte contemporânea ;a tematização e problematização pragmática dos seus conceitos essenciais; a aquisição de competências críticas e analíticas; a identificação dos paradigmas nucleares do debate artístico contemporâneo; o reconhecimento das suas relações plurais. É, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um nível de compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos autónomos. Assim, tendo em conta a aprendizagem baseada na observação de boas práticas e na troca de experiências, estimula-se a análise e o diálogo, proporcionando aos estudantes matéria de reflexão para o desenvolvimento dos seus projetos futuros.
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição em sala. Visitas a galerias, ateliers e instituições artisticas. Avaliação Relatórios: 50% Trabalho final: 50% É exigida a presença em 75% das aulas. O exame terá um grau de dificuldade equivalente à avaliação contínua.
Bibliografia principal
AAVV. Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos, 2010. BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009 BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a critica na artecontemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002 MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camões, 2007. MELO, Alexandre. Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta, 2012 PÉREZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009. WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carlos Manuel Pimenta 18h Após a aula