Pintura III
Apresentação
Pintura III é uma disciplina que atesta os conhecimentos teóricos e práticos sobre pintura tradicional através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura) e, por outro lado, desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projectos de pintura mural, quer através de projectos de maior relação com pequenas comunidades que querem e precisam de ver o seu ambiente vivencial enriquecido através da arte.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-14653
Disciplinas complementares recomendadas
Desenho III
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior. - PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior - PROJECTO PESSOAL - PINTURA MURAL (projecto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte: pensar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural especificamente para um espaço pré-selecionado
Objetivos
Aplicação criteriosa media/suportes aos instrumentos e projectos artísticos/criativos. Consolidação do conhecimentos técnicos e teóricos da pintura. Distinguir, reconhecer e identificar uma Cenas de Interior e as suas variantes: cabinet d¿amateur, doorkijkje e cenas de costumes, espaço doméstico/privado, espaço de domínio público e espaço sagrado. A planificação compositiva e a importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramentos. Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior. Desenvolver em autonomia o projecto pessoal. Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual). Desenvolver uma pintura mural. Controlo sobre um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público.
Metodologias de ensino e avaliação
Técnicas de pesquisa on-line, apresentações PowerPoint e esclarecimentos tutoriais. Apresentação e seguimento das etapas de um projecto artístico site-specific (idealizar, projectar e executar ) e de uma projecto pictórico (do desenho, ao esboço colorido, à execução em tela). Livre elaboração do Projecto pessoal. O método de avaliação é contínuo e presencial (75%) com parâmetro de pontualidade, assiduidade e relação com os colegas (25%). AVALIAÇÃO: 50% projecto de pintura mural (Professora Inês Marques) 50% exercícios técnicos, projecto pessoal e cena de interior (Professora Margarida Prieto) Exame de 2ª época. Consta da apresentação todos os exercícios completos e exibidos com critérios de exposição e da concretização do exercício de exame.
Bibliografia principal
DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa. Alcalá. 2005 DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987 GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro. Madrid. Cátedra. 1991 HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London. Thames & Hudson. 2001 NANCY, Jean-Luc - Au fond des images. Paris. Galilée. 2003. SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005 BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso. London, New York. 2012 KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets. The MIT Press. 2002 LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington. Baypress. 1995 LÈGER, F. - Funções da Pintura, Lisboa. Bertrand. 1965
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala