Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Projeto Arte e Natureza

Universidade Lusófona

Projeto Arte e Natureza

Apresentação

Exploração da relação arte e natureza e, igualmento dos media de oriegm natural

Disciplina do Curso

Artes Visuais

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULHT722-17317

Disciplinas complementares recomendadas

pintura e Desenho

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Contextualização. Land Art, Earth Art, Environmental Art, Ecological Art, Arte e Natureza - seu enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes.

Documentação e disseminação do processo artístico ¿ O Livro de Artista como possível suporte.

O local de intervenção ¿ contextualização histórica e geográfica. Estudo in loco ¿ registos gráficos e fotográficos, recolha de elementos naturais.

O projeto artístico - Partindo de um conhecimento tão aprofundado quanto possível do local de intervenção, o aluno deve conceber e executar uma obra efémera em três fases: (1) conceção do projeto e eleição dos elementos existentes no local a utilizar na intervenção; (2) realização de ensaios in loco; (3) instalação da obra final no local. 

O livro de artista ¿ Complementando o projeto artístico site-specific, cada aluno deve realizar um livro de artista em que devem constar as várias fases do processo previamente registadas através de fotografia, desenho ou outros media.

Objetivos

Proporcionar ao aluno a possibilidade de conceber e executar uma obra de arte ambiental efémera num local concreto a designar anualmente, confrontando os problemas artísticos e técnicos que lhe são inerentes.

Sensibilizar o aluno para uma prática artística site-specific que respeite a natureza, pressupondo-se no referido projeto a utilização exclusiva de materiais naturais encontrados no local de intervenção.

Rever e aprofundar, numa vertente prática, conhecimentos adquiridos na disciplina de História da Arte IV.

Sensibilizar o aluno para importância do registo do processo artístico em intervenções efémeras, estabelecendo pontes com outros media como o desenho e a fotografia.

Dar a conhecer o Livro de Artista como suporte artístico complementar a uma intervenção efémera site-specific, possibilitando o seu registo para a posterioridade.

Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos.

Desenvolver e aprofundar conceitos chave do imaginário e universo plástico de cada aluno

Metodologias de ensino e avaliação

A intervenção site-specific e o respetivo Livro de Artista propostos requerem investigação e experimentação por parte dos alunos, sendo acompanhados pela docente. Sem prejuízo da autonomia que se pretende incutir, a docente fará uma contextualização histórica e artística com recurso a meios audiovisuais, facultando aos alunos os conhecimentos considerados necessários ao desenvolvimento do projeto.

O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular ao projeto e ao livro de artista e à apresentação de referências consideradas pertinentes.

A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas:

  • (comparência obrigatória a 75% das aulas),
  • , qualitativa, para cada fase do projeto de intervenção e para o Livro de Artista,
  • , quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação do projeto e do livro de artista (50% cada).

Bibliografia principal

Beardsley, J. (1998). Earthworks and Beyond: Contemporary Art in the Landscape. New York: Abbeville Press

Flam, J. (Ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings. University of California Press

Kastner, J. (Ed.) (2012). Nature. Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, MIT Press

Krauss, R. (1979). Sculpture in the expanded field. in Krauss, R. (1985) The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. MIT Press, 1985, pp 276-290

Lafuente, J. (Ed.) (2014). Que es un libro de artista? Heras: Ediciones La Bahía

Smithson, R. (1968). A Sedimentation of the Mind: Earth Projects. in Flam, J. (ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings, University of California Press

Sonfist, A. (2004). Nature: The End of Art. Florencia: Gli Ori, London: Thames & Hudson.

Vale, P. (Ed.) (2012). Tarefas infinitas: Quando a arte e o livro se ilimitam. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Wallis, B. & Kastner, J. (Ed.) (2010). Land and Environmental Art. London ¿ New York: Phaidon

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.