Projeto Arte e Natureza
Apresentação
Exploração da relação arte e natureza e, igualmento dos media de oriegm natural
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-17317
Disciplinas complementares recomendadas
pintura e Desenho
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Contextualização. Land Art, Earth Art, Environmental Art, Ecological Art, Arte e Natureza - seu enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes. Documentação e disseminação do processo artístico ¿ O Livro de Artista como possível suporte. O local de intervenção ¿ contextualização histórica e geográfica. Estudo in loco ¿ registos gráficos e fotográficos, recolha de elementos naturais. O projeto artístico - Partindo de um conhecimento tão aprofundado quanto possível do local de intervenção, o aluno deve conceber e executar uma obra efémera em três fases: (1) conceção do projeto e eleição dos elementos existentes no local a utilizar na intervenção; (2) realização de ensaios in loco; (3) instalação da obra final no local. O livro de artista ¿ Complementando o projeto artístico site-specific, cada aluno deve realizar um livro de artista em que devem constar as várias fases do processo previamente registadas através de fotografia, desenho ou outros media.
Objetivos
Proporcionar ao aluno a possibilidade de conceber e executar uma obra de arte ambiental efémera num local concreto a designar anualmente, confrontando os problemas artísticos e técnicos que lhe são inerentes. Sensibilizar o aluno para uma prática artística site-specific que respeite a natureza, pressupondo-se no referido projeto a utilização exclusiva de materiais naturais encontrados no local de intervenção. Rever e aprofundar, numa vertente prática, conhecimentos adquiridos na disciplina de História da Arte IV. Sensibilizar o aluno para importância do registo do processo artístico em intervenções efémeras, estabelecendo pontes com outros media como o desenho e a fotografia. Dar a conhecer o Livro de Artista como suporte artístico complementar a uma intervenção efémera site-specific, possibilitando o seu registo para a posterioridade. Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos. Desenvolver e aprofundar conceitos chave do imaginário e universo plástico de cada aluno
Metodologias de ensino e avaliação
A intervenção site-specific e o respetivo Livro de Artista propostos requerem investigação e experimentação por parte dos alunos, sendo acompanhados pela docente. Sem prejuízo da autonomia que se pretende incutir, a docente fará uma contextualização histórica e artística com recurso a meios audiovisuais, facultando aos alunos os conhecimentos considerados necessários ao desenvolvimento do projeto. O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular ao projeto e ao livro de artista e à apresentação de referências consideradas pertinentes. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas:
Bibliografia principal
Beardsley, J. (1998). Earthworks and Beyond: Contemporary Art in the Landscape. New York: Abbeville Press Flam, J. (Ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings. University of California Press Kastner, J. (Ed.) (2012). Nature. Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, MIT Press Krauss, R. (1979). Sculpture in the expanded field. in Krauss, R. (1985) The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. MIT Press, 1985, pp 276-290 Lafuente, J. (Ed.) (2014). Que es un libro de artista? Heras: Ediciones La Bahía Smithson, R. (1968). A Sedimentation of the Mind: Earth Projects. in Flam, J. (ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings, University of California Press Sonfist, A. (2004). Nature: The End of Art. Florencia: Gli Ori, London: Thames & Hudson. Vale, P. (Ed.) (2012). Tarefas infinitas: Quando a arte e o livro se ilimitam. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Wallis, B. & Kastner, J. (Ed.) (2010). Land and Environmental Art. London ¿ New York: Phaidon
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala