Técnicas de Impressão Direta e Estampagem do It Yourself
Apresentação
Nesta disciplina os alunos experimentam várias técnicas de estampagem e impressão, com que podem complementar as suas competências gráficas e pictóricas.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-17192
Disciplinas complementares recomendadas
PINTURA II
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Técnicas e linguagens específicas da gravura, estampagem e impressão Estratégias de representação gráfica no desenho com vista à sua reprodução através da gravura, estampagem e impressão Introdução à impressão ¿ impressão direta, monotipia sobre vidro Introdução à estampagem ¿ carimbo de EVA, realização de carimbos padronados, carimbos de borracha Introdução à gravura ¿ técnica de linóleo Projeto final ¿ livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula
Objetivos
Dar a conhecer a história e o âmbito de algumas técnicas de gravura, estampagem e impressão. Promover a experimentação e a descoberta de processos simples de gravura, estampagem e impressão Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de impressão direta Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas básicas de estampagem Aprofundar através de trabalho prático, a técnica da gravura em linóleo
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos sempre em exercícios práticos, progredindo de situações simples a práticas mais complexas. Uma atitude de permanente experimentação é favorecida durante as aulas, usando os materiais e técnicas propostos pela docente. Todo o trabalho é precedido de introduções explicativas com recurso a demonstrações práticas, livros e meios audiovisuais, se necessário. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, incidindo sobre todo o trabalho desenvolvido em aula e final, quantitativa, incidindo também sobre o projeto final ¿ livro de artista. Para cada projeto há avaliação de diagnóstico, crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho desenvolvido em aula (60%) e do livro de artista (40%).
Bibliografia principal
Ayres, J. (2000). Monotype: Mediums and Methods for Painterly Printmaking. New York Watson Guptil Jorge, A. & Gabriel, M.(1986). Técnicas de Gravura Artística. Lisboas: Livros Horizonte Schmidt, C. (2011). Print Workshop. New York: Potter Craft Turner, S. & Trisley, F. (1996). Guia prático de gravura. Lisboa : Estampa. Soares, E. (1971). História da Gravura Artística em Portugal ¿ Os artistas e as suas obras. Lisboa: S. Carlos Coldwell, P. (2010). Printmaking ¿ A contemporary Perspective. London: Blackdog Publishing Castleman, R. (1976). Prints of the Twentieth Century, a History. London : Thames &Hudson Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala