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Universidade Lusófona

Metodologia do Projeto

Disciplina do Curso

Ciência Política e Relações Internacionais

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT11-11171

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

)Os conteúdos programáticos da uc estruturam-se em 4 partes, de acordo com a necessidade da aquisição de conhecimentos e competências previstas.
M1-Diferentes tipos de conhecimento e de projectos(T-2).
Conhecimentos, ciência (social), investigação, teoria para ver a realidade complexa. Elaboração e metodologias de diferentes tipos de projectos.
M2-A construção do conhecimento e de objectos científicos (T3-10)
O lugar da teoria; Problema e hipóteses; problemática, quadro teórico e modelo de análise.(Conceitos, variáveis, questões de pesquisa, teorias e paradigmas)
M3-Métodos de Investigação, metodologia e epistemologia (T-11-19)
Análise e vigilância critica das condições de produção do conhecimento, abordagens e tradições teóricas; procedim.. lógicos (indutivo..), técnicas e tipologias (descritivo..); técnicas, amostragem e outros instrumentos. Recolha e análise de dados, resultados, provas e restituição.
M4-Construção e redação de projectos, dissertações e relatórios (T20-25)

Objetivos

O objectivo central da uc, que se encontra no campo científico da ciência política, tem por preocupação criar no aluno o sentido analítico - teórico e metodologicamente orientado - na observação dos factos políticos, sociais, económicos, ideológicos, culturais e simbólicos. A estruturação metodológica para a condução dos projectos impõe-se, em primeiro lugar, pela natureza do trabalho científico e, em segundo lugar, pela contemporaneidade do mundo social onde se encontra uma complexidade promovida pela globalização. Nesta, dá-se a emergência de novos espaços políticos e económicos, que provocam a necessidade de novas estratégias relacionais, implicando novas formas analíticas.
Em síntese:
Preparar os alunos para a definição de projectos e dos seus limites.
Capacitar para a construção da arquitectura conceptual estruturante.
Sistematizar o trabalho com a construção de modelos teóricos e analíticos.
Planear o desenvolvimento do projeto.
Desenvolver o trabalho científico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As competências adquiridas, para a construção e desenvolvimento de projectos, têm relevância em:
- elaborar estudos, investigação, investigação-acção, intervenção, aplicação, gestão;
- construir diagnósticos - análise, concepção, planeamento e organização;
- compreender problemas, comportamentos, representações, estruturas, mudanças e situações, programas e políticas.

Metodologias de ensino e avaliação

Constitui um processo que combina activ. escolares dirigidas à produção do trabalho teórico e metodológico que permitam a execução do trab. empírico. Assim, terá por fundamento duas áreas articuladas entre si:
A área de formação e debate estruturada a partir de dois tipos de aulas:
1 as 1ª aulas são teóricas e teórico-práticas, com particular incidência nas questões epistémicas;
2 as 2ª destinam-se ao apoio e debate para a construção dos trabalhos finais, com corpus teórico e metodológico elaborados coerentemente.
Os trabalhos são do conhecimento de todos os alunos; porque serão debatidos, quer para a definição do projecto, quer durante a execução do trabalho.
Avaliação realiza-se com a classificação do trabalho, previamente entregue, compreende:
25% para a participação e interesse do aluno, em que se requer propostas de formulação que evidenciem conhecimentos adquiridos;
Elaboração de fichas de leitura de 4 textos, ou de trabalhos escritos (25%)
Frequência (50%)

Bibliografia principal

- Albarello, L., Gigneffe, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C., Ruquoy, D., Saint-Georges, P. de (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva.
- Becker, H. (2002). Les Ficelles du Métier. Paris: Éditions La Découverte.
- Boutinet, J.-P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
- Burgess, R. G. (2001). A Pesquisa de Terreno. Oeiras: Celta.
- Deshaies, B. (1997). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Instituto Piaget.
- Fortin, M.- F. (2003). O Processo de Investigação. Da concepção à realização. Loures: Lusociência.
- Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas S.A.
- Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso. Estoril: Principia.
- Nunes, A. S. (2005). Questões Preliminares sobre As Ciências Sociais. Barcarena: Editorial Presença.
- Quivy, R. (1998). Manuel De Investigação Em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva.