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Universidade Lusófona

Métodos e Técnicas de Análise

Curso

Ciência Política e Relações Internacionais

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT11-14174

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Definição e utilidade dos métodos quantitativos no âmbito
da licenciatura
1.2. Tipos de recolha de dados: contínua, periódica e ocasional
1.3. Noção de variável e de escala de medida
1.4. Formas de apresentação dos dados: gráficos de linhas, de barras e sectogramas
2. Estatísticas descritivas
3. Associação entre variáveis: o conceito de correlação
4. Noção de probabilidade estatística
4.1. A escolha dos níveis de significância
4.2. A importância dos testes estatísticos
4.3. Amostras dependentes e independentes
4.4. Para que servem os testes de diferenças de médias
4.5. Estatísticas paramétricas e não paramétricas
4.6. Condições de aplicação das estatísticas paramétricas
4.7. Os teste de Qui-Quadrado
5. O tratamento estatístico dos dados através de pakages estatísticos
6. As normas da APA para referenciar autores e elaborar bibliografia

Objetivos

Proporcionar aos discentes um conjunto de conhecimentos teórico-práticos na área da Estatística aplicada às Ciências Sociais, em geral, e à Ciência Política em particular.
Dotar os alunos de um modelo formal para a realização de trabalhos e respectivas regras a seguir.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade curricular, os alunos deverão:
- Dominar os conceitos básicos de Estatística e conhecer os pressupostos básicos da metodologia na pesquisa científica;
- Adquirir competências para saber tratar e apresentar de forma sistematizada grandes quantidades de informação de natureza quantitativa;
- Adquirir competências para poder manusear com alguma destreza o pakage estatístico IBM/SPSS.
- Dominar e aplicar as regras em vigor na ULHT (normas da APA);

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino adoptada será do tipo directivo (utilizando meios expositivos e interrogativos), de cariz mais prático com recurso à elaboração na sala de aula com acompanhamento do docente mediante a utilização do software estatístico IBM/SPSS.
A avaliação privilegiada é a avaliação contínua, que consta de dois momentos:
- um teste escrito individual e sem consulta (50%).
- um trabalho em grupo (50%) com acompanhamento ao longo das aulas tutorais e apresentação na sala de aula.
OBS:
O tamanho dos grupos está dependente do nº de alunos da turma.
A avaliação requer a assiduidade às aulas e a elaboração dos dois momentos de avaliação descritos.

Bibliografia principal

A.P.A. (2010). Publication manual of American Psychological Association (6 th ed.). Washington, D. C.: APA.
Chaves, C. Maciel, E., Guimarães, P. & Ribeiro, J. C. (2007). Estatística descritiva e probabilidades. Lisboa: Escolar Editora.
Hill, M. M. & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lopes, C. (2013). Como fazer citações e referências para apresentação de trabalhos científicos. Aplicação prática da norma APA (2010-6ª Edição). Lisboa: ISPA - Livros Técnicos.
Maroco, J. (2005). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM/SPSS. Braga: Edições Psiquilibrios.
Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2009). Análise de dados para as ciências sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
Pereira, A. (2008). SPSS ¿ Guia prático de utilização. Lisboa: edições Sílabo.
Reis, E. (2008). Estatística descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.