Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais

Curso

Ciência Política e Relações Internacionais

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT11-225

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-O que é um partido político? 2- Para que servem os partidos políticos? 3- O financiamento dos partidos.4-Tipologias segundo a lógica da organização e da mobilização.5-Os sistemas de partidos.6- As alianças de partidos. 7- A evolução dos sistemas representativos e do direito de voto. 8- Os diversos tipos de eleições e as suas características. 9- Os modos de escrutínio, os sistemas eleitorais e o seu funcionamento. 10- Os sistemas eleitorais em várias democracias.11- Incidências dos sistemas eleitorais sobre o funcionamento dos sistemas políticos.

Objetivos

Preparar os alunos para a compreensão da génese e funcionamento dos sistemas políticos contemporâneos e o papel central dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais. Transmitir uma visão da evolução da teoria dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais. Fornecer instrumentos de análise fundamentais para a compreensão da organização e natureza dos partidos políticos. Estudar os autores e as abordagens teóricas mais significativas no que concerne aos partidos políticos. Fornecer instrumentos de análise fundamentais para a compreensão do funcionamento dos partidos políticos em articulação com os sistemas eleitorais. Enumerar e estudar os modos de escrutínio, os sistemas eleitorais, as suas características e funcionamento no âmbito dos sistemas políticos.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação baseia-se em dois testes. A participação activa nas aulas é também incentivada sendo pedido aos alunos que trabalhem sobre factos e casos concretos sendo os seus trabalhos postos à discussão (p.ex. eleições em Portugal e noutros países; os sistemas eleitorais em França, nos EUA, no Reino Unido, na Irlanda, entre outros casos, como o português; aplicação prática dos métodos e fórmulas de conversão dos votos em mandatos, etc.).A assiduidade assim como a participação são valorizadas. Os alunos que não tenham sucesso neste tipo de avaliação ou não queiram submeter-se a ele farão exames segundo o regulamento geral.

Bibliografia principal

Referências: [Clássicos e obras essenciais]
DUVERGER, M. - Les partis politiques (várias edições, inclusive brasileiras);
MAIR, Peter (1990) The West European Party System, Oxford University Press, Oxford; MARQUES, Fernando Pereira (no prelo) Introdução ao Estudo dos Partidos Políticos e dos Sistemas Eleitorais, Âncora Editora, Lisboa;
MICHELS, Robert (2001) Para uma Sociologia dos Partidos Políticos na Democracia Moderna, Antígona, Lisboa;
NOHLEN, Dieter (2004)- Sistemas Electorales y Partidos Politicos, FCE, México; Id. (2007) - Os Sistemas Eleitorais: O Contexto faz a Diferença, Livros Horizonte, Lisboa;
PASQUINO, G. (2001) - Curso de Ciência Política, Principia, Lisboa;
SARTORI, G. (2001) - Partidos y Sistemas de Partidos, Alianza Ed., Madrid(Há uma edição da Universidade de Brasília de 1982); SEILER,D.L.(2000)- Os Partidos Políticos, USP, Paulo; WEBER, Max (2000)
A Política como Profissão, Ed. Universitárias Lusófonas, Lisboa.