Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por três variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos em vista à obtenção do diploma: Especialização em Comunicação Aplicada; em Jornalismo; e em Gestão da Cultura e das Artes. A licenciatura oferece assim uma forte componente prática orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente.

Razões para frequentar este curso

  • Reconhecimento do mercado: esta é uma licenciatura madura na área científica de ciências da comunicação, preparando os alunos em diferentes áreas profissionais, nomeadamente, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas e gestão da cultura e das artes.
  • Reconhecimento do mercado: esta é uma licenciatura madura na área científica de ciências da comunicação, preparando os alunos em diferentes áreas profissionais, nomeadamente, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas e gestão da cultura e das artes.
  • Acreditação: a licenciatura está acreditada sem condicionantes pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e oferece, ao longo do ciclo de estudos, diferentes certificações a partir de programas desenhados para os alunos.
  • Corpo docente: o corpo docente, na maioria doutores, mestres e profissionais reconhecidos, alia competências científicas avalizadas pela comunidade académica, a elevadas competências profissionais, essenciais para adequar o ensino às exigências de um mercado cada vez mais amplo, diversificado e dinâmico.
  • Meios técnicos e capacidade de produção: a Universidade Lusófona oferece o melhor e mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na Península Ibérica, bem como espaços para investigação, estudo e atividades pedagógicas para um ensino que aumente as competências e capacidades produtivas do aluno.
  • Um curso do presente e do futuro: a licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura integra já o futuro. Desenvolvendo os seus principais alicerces nos últimos cinquenta anos, as suas áreas científicas projetam-se no devir das sociedades e da academia, imergindo nas indústrias e empresas criativas e nos meios de comunicação.

Despacho do curso

Despacho n.º 14746/2008, de 27 de maio, alterado pelo Despacho n.º 10000/2013, de 30 de julho

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

03/03/2015

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutor Luís Cláudio Ribeiro

Secretariado

Mestre Jorge Bruno Ventura

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS

Objetivos

Este ciclo de estudos está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Em todas as UC's é usado uma metodologia de avaliação teórica e prática, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos pedagógicos e a aquisição de práticas usuais no tecido empresarial. A Especialização em Comunicação Aplicada fornece competências que permitem o desenvolvimento de campanhas de marketing/publicidade; a concepção e implementação de estratégias comunicacionais e de uma política de gestão integrada de produtos. A Especialização em Jornalismo visa a adequação do saber aos dispositivos tecnológicos associados à prática do jornalismo e o incremento de outros saberes necessários para a actividade. A especialização em Gestão da Cultura e das Artes permite conceber, produzir e gerir projectos culturais nas áreas do património, das artes e das indústrias criativas.

Destinatários

Estudantes que concluíram o 12º ano e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área das ciências da comunicação;
Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área;
Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Este ciclo de estudos aposta numa formação de base em dois anos nas diferentes áreas de ciências da comunicação, privilegiando uma especialização intensa no terceiro ano da licenciatura. Esta organização curricular permite ao aluno o contacto e a aquisição de competências gerais e específicas imprescindíveis para o atual contexto laboral.

Equipamentos e Instalações

Os equipamentos atualizados possibilitam a formação de base e avançada, mas também, a experimentação de novas linguagens e a produção nas várias áreas de intervenção em causa. De entre estes equipamentos, devem-se destacar os estúdios de cinema e televisão, o laboratório de Cinema Digital equipado com tecnologia HD, o centro de desenvolvimento AVID, o Laboratório de Animação 3d, o estúdio de pós produção digital de som, o laboratório de televisão interativa, o laboratório de autoria DVD, o estúdio de cenografia virtual e os vários laboratórios de computação e tecnologias digitais, nomeadamente nas áreas do desenho e simulação digital, da computação gráfica, das redes e sistemas operativos da autoria multimédia e estúdio de rádio.
Biblioteca: http://biblioteca.ulusofona.pt/

Estudos Futuros

A Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura fornece formação adequada para a prossecução de estudos de 2º e 3º ciclos nas áreas das Ciências da Comunicação e das Tecnologias da Informação.

Saídas Profissionais

Exercer funções específicas de direção de comunicação e imagem, direção de marketing; Funções em agências de publicidade e em gabinetes de relações públicas; Funções de consultadoria em comunicação e imagem; Funções em projetos dos departamentos de comunicação e imagem na administração pública central e local.

Funções de assessor de imprensa.

Assessor de comunicação.

Repórter.

Jornalista da imprensa escrita, rádio, televisão e digital.

Funções de programação cultural e direção artística em festivais, bienais, pelouros autárquicos, fundações, associações e empresas culturais.

Funções de curadoria (conceção e organização de exposições de arte).

Funções de jornalismo e de crítica cultural nos meios de comunicação generalistas e especializados, entre outras.

Investigação

A investigação nas áreas de produção de media, comunicação e tecnologias está agregada à unidade de investigação CICANT (http://cicant.ulusofona.pt/) que conta com a colaboração dos doutorados, investigadores e estudantes da ECATI ¿ Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, apoiada nos ciclos de estudo de doutoramento em funcionamento. Este centro reúne um vasto portefólio de artigos científicos na área das Ciências da Comunicação, bem como um conjunto de projetos financiados pela FCT e por outras entidades nacionais e internacionais. O CICANT promove, através dos seus projetos de investigação, colaboração com outras universidades e o desenvolvimento de ideias, equipamentos e estudos nas áreas desta licenciatura, nomeadamente, comunicação organizacional, cultura e artes e jornalismo. Possui uma revista, Caleidoscópio, que reúne artigos temáticos, publicações digitais (Journal) e conferências internacionais como ECATI/MCB, Stereo and Immersive Media, entre muitas. A maioria dos membros é doutorada em Ciências da Comunicação e fazem parte das principais associações internacionais de Comunicação.

Observações

Estando organizado o ciclo de estudos com todas as UC's teórico-práticas, o curso segue a sua vocação prática, sem nunca esquecer, porém, os fundamentos que fazem desta área científica uma das mais inovadoras dos últimos anos. A licenciatura oferece uma forte componente académica e orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente em termos de saídas profissionais e de investigação. Este ciclo de estudos fornece, por ramo de especialização, recursos importantes ao desenvolvimento de análise setorial e cruzamento com outros saberes.

Docentes Convidados

Walter Dean

Áreas Científicas

Informação e jornalismo | Informação e jornalismo | Ciências sociais e do comportamento

Ligações

Plano de Estudos

Despacho n.º 14746/2008, de 27 de maio, alterado pelo Despacho n.º 10000/2013, de 30 de julho
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
História dos Meios de Comunicação1º Semestre5
Introdução à Computação1º Semestre5
Metodologias de Análise de Imagem1º Semestre5
Redação Jornalística1º Semestre5
Sociologia dos Meios de Comunicação1º Semestre5
Técnicas de Expressão Escrita1º Semestre5
Arte, Cultura e Comunicação2º Semestre5
Géneros Jornalísticos2º Semestre5
História do Jornalismo2º Semestre5
Introdução ao Marketing2º Semestre5
Metodologias de Análise do Texto e do Discurso2º Semestre5
Teorias e Modelos da Comunicação2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Computação de Imagem Digital1º Semestre5
Comunicação Interpessoal1º Semestre5
Cultura Visual 1º Semestre5
Gestão da Comunicação1º Semestre5
Política e Comunicação1º Semestre5
Teoria dos Media1º Semestre5
Artes Contemporâneas2º Semestre5
Cibercultura2º Semestre5
Computação Multimédia e Interactividade2º Semestre5
Comunicação Interna2º Semestre5
Cultura, Redes e Globalização2º Semestre5
Responsabilidade Social dos Media2º Semestre5
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Atelier de Projeto / Estágio2º Semestre12
3.º Ano/ Comunicação AplicadaSemestre ECTS
Estudos de Mercado1º Semestre5
Marketing e Comunicação Web1º Semestre5
Marketing Estratégico1º Semestre5
Processos Criativos1º Semestre5
Teoria da Publicidade1º Semestre5
Teoria das Relações Públicas1º Semestre5
Atelier de Marketing2º Semestre5
Atelier de Publicidade2º Semestre5
Marketing Operacional2º Semestre4
Planeamento de Meios2º Semestre4
3.º Ano/ JornalismoSemestre ECTS
Jornalismo de Investigação1º Semestre5
Jornalismo Digital1º Semestre5
Jornalismo Económico1º Semestre5
Jornalismo Político1º Semestre5
Jornalismo Radiofónico1º Semestre5
Teorias do Jornalismo1º Semestre5
Jornalismo e Instituições Europeias2º Semestre6
Jornalismo Televisivo2º Semestre6
Seminário de Jornalismo2º Semestre6
3.º Ano/ Gestão Cultural e das ArtesSemestre ECTS
Atelier de Economias e Políticas Culturais1º Semestre5
Estratégia e Mercados Culturais1º Semestre5
Intervenção e Animação Cultural1º Semestre5
Media e Instituições Culturais1º Semestre5
Programação Cultural1º Semestre5
Públicos e Equipamentos Culturais1º Semestre5
Gestão Orçamental e Financeira2º Semestre6
Marketing e Comunicação Cultural2º Semestre6
Seminário de Projeto em Gestão da Cultura e das Artes2º Semestre6

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Beatriz Terrinca GaminhaLicenciaturaTempo Parcial
Carla Alexandra Oliveira Rodrigues CardosoDoutoramentoTempo Integral
Carlos Alberto Andrade Ferreira Dos SantosLicenciaturaTempo Parcial
Carlos Alberto Trouvillet PessoaMestradoTempo Parcial
Cristina Alexandra Figueiredo SantosDoutoramentoTempo Parcial
Daniel Dos Santos CardosoDoutoramentoTempo Parcial
Elias Jesus QuadrosDoutoramentoTempo Parcial
Helena Teresa Bravo Sousa De MendonçaDoutoramentoTempo Integral
Joana Casteleiro Alves Pitrez FerreiraDoutoramentoTempo Parcial
José Augusto Nunes Bragança De MirandaDoutoramentoTempo Parcial
José Carlos Santos NevesMestradoTempo Integral
José Manuel De Figueiredo Gomes PintoDoutoramentoTempo Integral
Manuel José Carvalho Almeida DamásioAgregaçãoTempo Integral
Maria Helena Fátima De Jesus Rodrigues GarridoLicenciaturaTempo Parcial
Maria João Nunes Dos Santos Castel-Branco Da SilveiraDoutoramentoTempo Integral
Maria Sara Folhadela Figueiredo PinaMestradoTempo Integral
Mário António Da Mota MesquitaLicenciaturaTempo Parcial
Mésicles Helin De Matos Amaral Canêdo BerenguelMestradoTempo Parcial
Paula Bela Rosa Luís LopesDoutoramentoTempo Parcial
Paulo Jorge Quaresma FerreiraMestradoTempo Integral
Ricardo Jorge Da Silva RodriguesLicenciaturaTempo Parcial
Rui Carlos De Lemos Correia EstrelaDoutoramentoTempo Integral
Sara Henriques Fonseca Azevedo VaquinhasMestradoTempo Parcial
Timóteo De Almeida RodriguesMestradoTempo Integral
Victor Manuel Esteves FloresDoutoramentoTempo Integral

Valores

Titulares de curso superior 180 €
Maiores de 23 180 €
Alunos externos 0 €
Acesso 180 €
Mudança de curso 63 €
Matrícula217 €
Inscrição310 €
Seguro Escolar40 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 333 €
Valor por ECTS 11,1 €