Apresentação do Curso
A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por três variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos em vista à obtenção do diploma: Especialização em Comunicação Aplicada; em Jornalismo; e em Gestão da Cultura e das Artes. A licenciatura oferece assim uma forte componente prática orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente.
Razões para frequentar este curso
- Reconhecimento do mercado: esta é uma licenciatura madura na área científica de ciências da comunicação, preparando os alunos em diferentes áreas profissionais, nomeadamente, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas e gestão da cultura e das artes.
- Reconhecimento do mercado: esta é uma licenciatura madura na área científica de ciências da comunicação, preparando os alunos em diferentes áreas profissionais, nomeadamente, jornalismo, marketing, publicidade, relações públicas e gestão da cultura e das artes.
- Acreditação: a licenciatura está acreditada sem condicionantes pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e oferece, ao longo do ciclo de estudos, diferentes certificações a partir de programas desenhados para os alunos.
- Corpo docente: o corpo docente, na maioria doutores, mestres e profissionais reconhecidos, alia competências científicas avalizadas pela comunidade académica, a elevadas competências profissionais, essenciais para adequar o ensino às exigências de um mercado cada vez mais amplo, diversificado e dinâmico.
- Meios técnicos e capacidade de produção: a Universidade Lusófona oferece o melhor e mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na Península Ibérica, bem como espaços para investigação, estudo e atividades pedagógicas para um ensino que aumente as competências e capacidades produtivas do aluno.
- Um curso do presente e do futuro: a licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura integra já o futuro. Desenvolvendo os seus principais alicerces nos últimos cinquenta anos, as suas áreas científicas projetam-se no devir das sociedades e da academia, imergindo nas indústrias e empresas criativas e nos meios de comunicação.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
Este ciclo de estudos está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Em todas as UC's é usado uma metodologia de avaliação teórica e prática, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos pedagógicos e a aquisição de práticas usuais no tecido empresarial. A Especialização em Comunicação Aplicada fornece competências que permitem o desenvolvimento de campanhas de marketing/publicidade; a concepção e implementação de estratégias comunicacionais e de uma política de gestão integrada de produtos. A Especialização em Jornalismo visa a adequação do saber aos dispositivos tecnológicos associados à prática do jornalismo e o incremento de outros saberes necessários para a actividade. A especialização em Gestão da Cultura e das Artes permite conceber, produzir e gerir projectos culturais nas áreas do património, das artes e das indústrias criativas.
Destinatários
Estudantes que concluíram o 12º ano e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área das ciências da comunicação;
Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área;
Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Este ciclo de estudos aposta numa formação de base em dois anos nas diferentes áreas de ciências da comunicação, privilegiando uma especialização intensa no terceiro ano da licenciatura. Esta organização curricular permite ao aluno o contacto e a aquisição de competências gerais e específicas imprescindíveis para o atual contexto laboral.
Equipamentos e Instalações
Os equipamentos atualizados possibilitam a formação de base e avançada, mas também, a experimentação de novas linguagens e a produção nas várias áreas de intervenção em causa. De entre estes equipamentos, devem-se destacar os estúdios de cinema e televisão, o laboratório de Cinema Digital equipado com tecnologia HD, o centro de desenvolvimento AVID, o Laboratório de Animação 3d, o estúdio de pós produção digital de som, o laboratório de televisão interativa, o laboratório de autoria DVD, o estúdio de cenografia virtual e os vários laboratórios de computação e tecnologias digitais, nomeadamente nas áreas do desenho e simulação digital, da computação gráfica, das redes e sistemas operativos da autoria multimédia e estúdio de rádio.
Biblioteca: http://biblioteca.ulusofona.pt/
Estudos Futuros
A Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura fornece formação adequada para a prossecução de estudos de 2º e 3º ciclos nas áreas das Ciências da Comunicação e das Tecnologias da Informação.
Saídas Profissionais
Exercer funções específicas de direção de comunicação e imagem, direção de marketing; Funções em agências de publicidade e em gabinetes de relações públicas; Funções de consultadoria em comunicação e imagem; Funções em projetos dos departamentos de comunicação e imagem na administração pública central e local.
Funções de assessor de imprensa.
Assessor de comunicação.
Repórter.
Jornalista da imprensa escrita, rádio, televisão e digital.
Funções de programação cultural e direção artística em festivais, bienais, pelouros autárquicos, fundações, associações e empresas culturais.
Funções de curadoria (conceção e organização de exposições de arte).
Funções de jornalismo e de crítica cultural nos meios de comunicação generalistas e especializados, entre outras.
Observações
Estando organizado o ciclo de estudos com todas as UC's teórico-práticas, o curso segue a sua vocação prática, sem nunca esquecer, porém, os fundamentos que fazem desta área científica uma das mais inovadoras dos últimos anos. A licenciatura oferece uma forte componente académica e orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente em termos de saídas profissionais e de investigação. Este ciclo de estudos fornece, por ramo de especialização, recursos importantes ao desenvolvimento de análise setorial e cruzamento com outros saberes.
Docentes Convidados
Walter Dean
Áreas Científicas
Informação e jornalismo | Informação e jornalismo | Ciências sociais e do comportamento