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Universidade Lusófona

Atelier de Marketing

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-1754

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

No âmbito da elaboração do trabalho de avaliação do seminário são apresentados conteúdos teóricos de acompanhamento ao trabalho:
A organização (comercial ou não comercial).
Análise interna e externa. Micro e macro ambiente.
A análise e matriz SWOT
Análise e atractividade de mercados (modelo das 5 forças)
Políticas de estratégias de crescimento
Objectivos de Marketing
Formulação de estratégias de Marketing: segmentação, selecção de segmentos - alvo; diferenciação e posicionamento
Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
Plano de Marketing: I ¿ Introdução; II ¿ Análise Situacional

Objetivos

O objectivo da UC é aprofundar os conhecimentos de Marketing, de um ponto de vista operacional, através da realização de um trabalho de Marketing. Para tal, será criado um ambiente de problemáticas geradas pela incerteza dos mercados e criando a necessidade do estudante colocar em prática conhecimentos apreendidos ao longo do curso.
Prevê-se que o estudante possa criar um edifício intelectual de raciocínio lógico e prático aplicado ao marketing e capaz de ser executado nos mercados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os estudantes desenvolvem as capacidades assumidas em UC¿s teóricas de Marketing anteriormente leccionadas, através da aplicação de conceitos e princípios num ambiente de work in progress ao longo do semestre. No final do semestre, o estudante tem de estar capacitado para organizar acções estratégicas e operacionais de Marketing nomeadamente no mapeamento de uma estratégia de negócios.
O estudante fica apto a realizar/executar um plano de Marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas leccionadas em ambiente prático com acompanhamento e orientação de projecto final, com apresentações periódicas do trabalho realizado de acordo com os conteúdos programáticos.
A avaliação é estruturada numa calendarização/planificação de tarefas que funcionam como inputs para a concepção de um plano de Marketing de uma organização real e definida pelo estudante, com consentimento do docente na aula número 2.
Assim, ao longo do semestre são executadas tarefas sobre orientação do docente e que funcionam como elementos de work in progress do trabalho de avaliação final (todos estes momentos estão indicados no documento de planificação da cadeira entregue aos estudantes na aula de apresentação).
Avaliação: Trabalho final (com apresentação) - 90% da nota final. Participação . 10%
Para ser submetido a avaliação contínua o estudante deverá de assistir a pelo menos 75% das aulas leccionadas

Bibliografia principal

Aaker, D. (2005). Strategic Market Management (7ª ed). NY: John Wiley & Sons.
Bingham JR, F., and all (2005), Business marketing (3ª ed). NY: McGraw-Hill.
Détrie, J.P. (2000). Strategor (3ª ed), D. Quixote, Lisboa.
Farris, Paul; Bendle, N. & Pfeifer, P. (2010). Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance (2nd Edition). NY, Person.
Iacobucci, Dawn (2017). Marketing Management. Boston, Cengage.
Kotler, Philip and Keller, Kevin (2012). Marketing Management (14ª ed.); NY: Prentice-Hall.
Martín DÁvila, M., et all (1997). Marketing Fundamental. Mcgraw Hill. Madrid.
McDonald, Malcolm and Wilson, Hugh (2016). Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, (8ª ed.). West Sussex, Wiley.
Mintzberg, H. (2003), The strategy process : concepts, contexts, cases (4ª ed.). Harlow: Pearson Education.
Pride, W. & Ferrel (2013). Marketing 2014. South-Western Cengage. Mason
Martín DÁvila, M., et all (1997). Marketing Fundamental. Mcgraw Hill. Madrid.