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Universidade Lusófona

Atelier de Projeto / Estágio

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 12

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

300 | 300

Código

ULHT24-14710

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular é dividida em duas vertentes: estágio e projecto. A escolha é primeiramente do estudante
podendo a direcção de curso ajudar na decisão conforme regulamento de estágio aprovado em Comissão Científica.
Para a concretização desta unidade curricular, seja em projecto seja em estágio, o estudante deverá de cumprir um
conjunto de procedimentos que envolvem o curso, a universidade e a empresa.

Objetivos

São objectivos da presente unidade curricular a fomação do estudante em ambiente empresarial. Pretende-se com a
vertente de estágio que os estudantes da licenciatura compreendam as dinâmicas e procedimentos de um empresa
de comunicação no seu dia a dia. No caso da vertente de projecto, que é escolha do estudante em detrimento do
estágio, pretende-se a constituição e implementação de um projecto na respectivas áreas da licenciatura que
permitam demonstrar o que o estudante aprendeu durante o curso e a realização concreta de um trabalho possível de
ter mercado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Projecto: O estudante fica habilitado a reunir no mesmo objecto comunicacional o conjunto de saberes e fazeres
adquiridos ao longo dos três anos anteriores, demonstranso assim a suas competências no domínio da comunicação.
São objectos prioritários a implementação de meios de comunicação, como jornal ou revista, o plano de marketing
e/ou publicidade de uma determinada empresa real ou fictícia, a criação de festivais ou eventos culturais e outros
produtos das áreas de especialização.
Estágio: O estudante é competente para assumir funções adequadas aos seus estudos, em meio laboral exigindo-se
para isso o cumprimentos dos regulamentos intermos da empresa e da universidade; a utilização de boas práticas em
meio laboral e a capacidade de uma organização diária que lhe permita concluir com sucesso o seu estágio e a
feitura de um relatório final onde abordará as mais valias adquiridas nesta unidade.

Metodologias de ensino e avaliação

Porque esta unidade curricular tem uma dupla vertente de escolha o estudante deve saber o regulamento de
avaliação de estágio/projecto. No caso do estágio existe uma comissão interna de acompanhamento aprovada em
Comissão Científica que fará a interacção com a empresa; no caso do projecto a obrigação do estudante do envio a
esta comissão e à Direcção de curso de um projecto formal no início do semestre sobre a qual se pronuncia a
Comissão que o acompanhará.

Bibliografia principal

Cardoso, Paulo Ribeiro (2000). A Estratégia Criativa Publicitária: Fundamento e Métodos, Porto: Universidade
Fernando Pessoa.
Pereira, Francisco Costa et al (2008). New Trends in Advertising Research. Lisboa: Edições Silabo.
Correia, Fernando (2003). os Jornalista e as Notícias. Lisboa: Caminho
Howkins, John (2002). The Criative Economy - How People make Money from Ideas. Londres: Penguin Books
Comissão Europeia (2011). The Entrepreneurial Dimension of Cultural and Criative Industries (PDF)