Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Atelier de Publicidade

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-1759

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento empresarial;
2. Área de atuação/setor;
3. Análise do setor (concorrência);
4. Análise comunicacional/concorrência;
5. Auditoria de comunicação;
6. Plano estratégico de comunicação;
6.1. Objetivos genéricos;
6.2. Objetivos específicos.
7. Operacionalização do plano.

Objetivos

Aplicar, a casos práticos, os conhecimentos aprendidos em disciplinas como Teoria das Relações Públicas e Teoria da Publicidade e respetivos Ateliers:
- Desenvolver competências na área de tomada de decisões e resolução de problemas (análise da situação, estabelecimento de prioridades, seleção de instrumentos e meios);
- Sensibilizar os alunos para a importância do planeamento estratégico em comunicação, em particular da monitorização e da avaliação das ações e do plano;
- Capacitar os estudantes para a pesquisa de soluções inovadoras e eficazes para os problemas de comunicação empresarial;
- Enquadrar as ações de comunicação empresarial no contexto social, económico, cultural e legal onde se desenvolvem.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Tornar os estudantes capazes de desenvolver uma campanha de comunicação empresarial integrada.

Metodologias de ensino e avaliação

- Desenvolver uma campanha de comunicação empresarial: case study (60%);
- Desenvolver trabalhos de comunicação publicitária e de Relações Públicas (40%).


Bibliografia principal

ARROYO, L. & YUS, M. (2007) Los cien errores de la comunicación de las organizaciones. Madrid: ESIC.
BELASEN, A.T. (2008) The Theory and Practice of Corporate Communication. A Competing Values Perspective. Thousand Oaks: Sage
BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step, New York: Harper Colophon.
BROCHAND, Bernard et al. (2011), Publicitor, 3º ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote
RASQUILHA, L. (2009), Publicidade: fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão plus edições.
RIES, Al et Ries, Laura (2003), A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas. Lisboa: Editorial Notícias
SMITH, R. D. (2009) Strategic Planning for Public Relations. NY & London: Routledge