Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Cibercultura

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-2376

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução - definição de conceitos
2. O virtual
3. Identidades
4. Cibercultura e sociedade
5. Artes tecnológicas
6. Critica da cibercultura

Objetivos

Capacidade de abordagem critica da noção de cibercultura por comparação com a noção clássica de ¿cultura¿. Capacidade de destrinça de algumas vertentes teóricas fundamentais sobre a cibercultura (autores e correntes). Capacidade de abordar a cultura contemporânea por relação com a questão crucial da técnica e das suas mutações. Capacidade de elaboração de um mapeamento geral sobre as principais problemáticas da cibercultura, incluindo as suas várias aplicações práticas. A influência das novas culturas em rede e a comunicação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno fica habilitado a identificar os conceitos que estão na base da compreensão dos fenómenos culturais da actualidade, sendo capaz de produzir um juízo critico sobre a contemporaneidade. O aluno será capaz de identificar o modo como os novos media tecnológicos (TIC) alteram a forma como o mundo é constituído teoricamente. O aluno será capaz de se orientar e de produzir investigação nos domínios da cultura, das artes e das tecnologias. O aluno será capaz de manter uma acção interventiva no ciberespaço.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição teórica e discussão dos principais problemas a partir de textos fundadores.
Avaliação: Assiduidade 10% + Frequência 50% + Trabalho prático 40%

Bibliografia principal

BELL, David. Cyberculture theorists. Taylor and Francis: NYC, 2007
BELL, David. Cyberculture: the key concepts. Taylor and Francis: NYC, 2004
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet. FCG: Lisboa, 2003
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. FCG: Lisboa, 2012
CRUZ, Maria Teresa (Org.). Novos media novas práticas. Vega: Lisboa, 2011
DERY, Mark. Escape velocity; cyberculture at the end of the century. Grove: NYC, 1996
HARAWAY, Donna. A cyborg manifesto. Routledge: The Reinvention of nature (pp. 149-181); NYC, 1991
KEEN, Andrew. The cult of the amateur. Ed. Nicholas Brealy: London and Boston, 2008
KERCKHOVE, Derrick. A pele da cultura. Relógio d´Àgua: Lisboa, 1995
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Inst. Piaget: Lisboa, 1997
MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: CA | MA, 2001
MIRANDA, J.A. Bragança. Corpo e Imagem. Nova Vega: Lisboa, 2008
PAUL, Christian. Digital art. Thames & Hudson: London, 2008
WOOD, Aylish. Digital encounters. Rotledge: London & NYC, 2007