Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Computação de Imagem Digital

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-7031

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motiongraphics e também ao conceito de impressão, tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico;
- Desenho vectorial em Adobe Illustrator: documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bezier, organização do trabalho em níveis, importação e manipulação de imagens, funções base de texto;
- Planificação e concepção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia;
- Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação;
- Criação de um guião e construção de um storyboard;
- Composição de conteúdos vectoriais com vista à sua animação;
- Aplicação de técnicas várias em software para motiongraphics, tais como: efeitos, máscaras animadas, controle de som, animação de escala, posição e velocidade;

Objetivos

Esta UC tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico e motiongraphics. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem e imagem, aspectos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de animações digitais (motiongraphics) ¿ tendo como objectivo a transmissão de uma mensagem através de uma sequência animada.
Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Factores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de um filme animado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital.
Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais; som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma mensagem através de comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base, aplicados ao contexto motiongraphics.
Estes princípios visam servir dois objectivos fundamentais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.



Metodologias de ensino e avaliação

serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de animação e composição de imagem Adobe After Effects.
- Exercícios: 40% exercício(s) individuais de avaliação;
- Projeto Final (grupos de 2): 60% da nota;
- A avaliação individual do projeto final está sujeita a uma análise da participação de cada aluno;
- A entrega final dos projetos é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação na disciplina;
- A falta em mais que uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua;
As presenças são registadas, no início de cada sessão, e deverão corresponder a 75% das aulas leccionadas. Um número de faltas superior a 25% do total das horas lectivas implica a reprovação na cadeira.

Bibliografia principal

Adobe Creative Team (2012). Adobe After Effects CS6 Classroom in a Book. California: Adobe Press.

Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R. & Simon, S. (2010). Composition: From Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press.

Braha, Y.& Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for Film, Video, and the Web. Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3)

Taylor, A. (2010). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. 1 ed. Oxford: Focal Press.

William, R. (2009). The Animator's Survival Kit-­-Revised Edition: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. New York: Faber & Faber.