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Universidade Lusófona

Comunicação Interna

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-7040

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. COMUNICAÇÃO, MARKETING E ENDOMARKETING
II. AS ORGANIZAÇÕES FACE À COMUNICAÇÃO INTERNA
III. COMUNICAÇÃO INTERNA E IMAGEM ORGANIZACIONAL
IV. COMUNICAÇÃO INTERNA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
V. COMUNICAÇÃO INTERNA E CULTURA ORGANIZACIONAL
VI. COMUNICAÇÃO INTERNA E MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
VII. A PESQUISA DE DADOS EM COMUNICAÇÃO INTERNA
VIII. POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA
IX. MEIOS E SUPORTES DE COMUNICAÇÃO INTERNA
X. O PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Objetivos

Perspetivar a Comunicação no contexto organizacional e perceber como a gestão pode explorar os recursos comunicacionais;
Relevar papel da C. I. nas organizações, apontando exemplos de boas e más práticas;
Inculcar ideia de que a C. I. é atividade assumida, planeada e avaliada;
Apontar papel da C. I. na construção e projeção da imagem organizacional;
Capacitar para a perceção da cultura e da mudança organizacionais e para contributos que a gestão da C. I. lhes pode proporcionar;
Indicar áreas de estudo e investigação bem como diferentes possibilidades de trabalho para técnicos de C. I. no sector privado, no mundo da economia social e no aparelho do Estado;
Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais na intervenção técnica em C. I., mediante a elaboração, implementação e avaliação do Plano de C. I.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Contextualizar a função Comunicação no quadro da gestão das organizações;
Perceber as diferentes funções, tipos e técnicas de comunicação nas organizações;
Apreciar o papel da Comunicação Interna na formação da identidade e da imagem organizacional;
Compreender a Comunicação Interna como uma das diferentes variáveis potenciadoras da eficácia organizacional;
Analisar o conceito de cultura organizacional e o papel da Comunicação Interna no desenvolvimento de uma cultura de inovação e sucesso;
Percecionar o fenómeno da mudança organizacional e a função da Comunicação Interna na condução de processos controlados de mudança;
Fazer diagnóstico das práticas de Comunicação de uma organização e desenhar políticas e estratégias de Comunicação Interna, relevando objetivos, estratégia, agentes e meios de implementação e avaliação;
Formular, implementar, controlar e avaliar um Plano de Comunicação Interna.

Metodologias de ensino e avaliação

A aquisição das competências baseia-se em trabalho pessoal e de grupo, métodos participativos, incluindo role playing, e interativos. Exposição, suportada em ppt, seguida de debate, ilustração com casos práticos. Análise em grupos propicia enriquecimento das anotações e compreensão das questões suscitadas. Cada aluno sistematiza os elementos de estudo, organizando sua ¿Sebenta¿. Acompanhamento tutorial: horário e contactos pessoais.
Para além de exercício de autoavaliação, a Avaliação segue dois regimes: Avaliação contínua relevando: 1) (20%) - Qualidade da participação: assiduidade, pontualidade, qualidade da participação, interesse; apreensão; Pequenos trabalhos individuais; Apreciação da Sebenta; 2) Trabalho Grupo (20%) escrito e apresentado em sala ¿ sobre temática da U.C.; 3) Teste (60%) matéria lecionada; Exame: A quem não demonstre aproveitamento na avaliação contínua faculta-se realização de Teste de Exame.

Bibliografia principal

Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Praxis.
Argenti, P. A. (2014). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Bland, M. & Jackson, P.(1992). A comunicação na empresa. Lisboa: Biblioteca de Gestão Moderna.
Bekin, S. F. (2004). Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall.
Curvello, J. J. A. (2013). Comunicação interna e cultura organizacional. Brasília: Casa das Musas.
Kunsch, M. M. (2003). Panejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus.
Mansi, V. Carramenha, B. & Cappellano (2013). Comunicação com empregados: a Comunicação Interna sem fronteira. São Paulo: Editora Inhouse.
Nassar, P. (Org). (2013). Comunicação Interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje Editorial.
Oliveira, I, L, & Marchiori, M. (Org.). (2013). Comunicação, discurso e organizações. São Caetano do Sul: Editora Difusão.