Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Cultura, Redes e Globalização

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-10113

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1) Sociedade em Rede e Globalização
2) Tecnologias de Rede
3) Redes / Redes Sociais (Social Media)
4) Cultura e Globalização
5) Cultura e Redes

Objetivos

Esta unidade curricular visa consolidar os conhecimentos dos alunos no âmbito das três dimensões da unidade curricular: cultura, redes e globalização, bem como promover o pensamento crítico em torno da conjugação destas mesmas dimensões, e deste modo contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas acerca dos fenómenos sociais no contexto das redes telemáticas, da comunicação e da cultura contemporâneas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1) Identificar e conhecer as dimensões culturais da globalização nos seus diversos domínios teóricos e práticos;
2) Conhecer as relações entre Cultura e Redes, designadamente no que respeita aos consumos e modos de produção cultural em rede;
3) Compreender os efeitos da comunicação e interação social em rede e desenvolver competências especificas de atuação nessas áreas;
4) Analisar criticamente a literatura científica e identificar problemáticas onde os alunos possam vir a desenvolver investigação.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIAS:
1) Exposição teórica com debate sobre os conteúdos ¿ os alunos terão de apresentar e debater em aula os tópicos escolhidos;
2) Análise e discussão de estudos de caso;
3) Leitura e análise de artigos científicos;
4) Visualização e discussão de documentários e outros conteúdos digitais relevantes e associados ao programa.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
1- Debate em aula de uma questão-tema a partir de pesquisa e bibliografia (15%)
2 -Trabalho de investigação (individual), apresentado em aula (e entregue) sob uma das seguintes formas: Texto (ensaio escrito); Blogue/Website; Ensaio Audiovisual(40%)
3- Realização de frequência escrita (30%)
4- Participação Atenta: Participação e atenção nas aulas (15%)
Assiduidade: O aluno tem de estar presente - ou ter justificação de faltas - em 75% das aulas (11 aulas)

Bibliografia principal

AA.VV (2003). Atlas da Globalização ¿ Le Monde Diplomatique. Lisboa:Campo da Comunicação
AAVV (2014). Social Network Analysis ¿ Theory and Practice (PDF)
Álvares, Cláudia e Damásio, Manuel (2010) (org.). Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Appadurai, Arjun (2004). Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa. Editorial Teorema
Borgatti, Stephen P e HALGIN, Daniel S. (2011). On Network Theory. Organization Science. Vol. 22, No. 5, September¿October 2011, pp. 1168¿1181
Cardoso, Gustavo; Mendonça, Sandro; Lima, Tiago; Paisana, Miguel; Neves, Marta (2014). A Internet em Portugal ¿ Sociedade em Rede 2014. Publicações Obercom
Castells, Manuel (2002). A sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Castells, Manuel e Cardoso, Gustavo (2005) (orgs). Sociedade em Rede- Do Conhecimento à Acção Política. Imprensa Nacional - Casa da Moeda