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Universidade Lusófona

Cultura Visual

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-7243

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: A imagem como problema; Walter Benjamin e a descolagem técnica das imagens 2. O que é a cultura
visual? O problema da cultura visual; A cultura visual em debate. 3. A Época da imagem Crise da iconologia; A época
da representação (Foucault). 4. Descentramento e fragmentação da imagem do mundo na modernidade. Os regimes
ópticos modernos (Crary); Mudança da percepção do real e controlo da visão. 5. Sobre as imagens contemporâneas
Imagem e Cinematismo Telemáticas da imagem 6. Conclusão Para uma crítica da economia geral das imagens.

Objetivos

É objectivo da unidade curricular que o estudante ganhe uma sensibilidade de cultura visual capaz de permitir uma
relação mais própria com problemática da imagem.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Trata-se de apreender: a) Os processo de hipervisualização que circundam e envolvem a totalidade do real; b) A
lógica de evolução de máquinas e dispositivos ópticos e a sua convergência digital; c) O investimento da percepção
pela ciência e a técnica; c) Os procedimentos de captura e domesticação da visão, nomeadamente da dialéctica entre
atenção e distracção. d) As maneiras de interromper e reafectar os processos de controlo da visão, libertando as
imagens.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino expositivo com recurso a discussão de obras particulares de vários artistas. Trabalhos a desenvolver durante
o semestre incidindo sobre a cultura visual. Apresentação dos trabalhos em sala com recurso a dispositivos
pedagógicos. Frequência de avaliação de conhecimentos. A unidade curricular obriga a uma presença em aula de
75%. Esta norma regula a efectiva presença do estudante em sala de aula, permitindo a feitura de trabalhos e leituras
importantes para o seu desenvolvimento pessoal e científico. Como em todas as unidades curriculares, são vários os
momentos de avaliação que permitem detectar o aproveitamento do estudante e corrigir os aspectos pedagógicos e
didácticos ineficazes ou insuficientes, individual ou colectivamente. O estudante obterá aproveitamento da disciplina se tiver nota final igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia principal

Benjamin, W. (2006). A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica. In A Modernidade. Obras Escolhidas,
(Coord. e trad.João Barrento) vol. 3 . Lisboa: Assírio & Alvim.
Bryson, N., Mitchell, W.J.T., et al. (2004). Respuestas a "El esencialismo visual ...". Estudios Visuales, 2, 51-96.
Crary, J. (1988). Techniques of the Observer. October, 45, 3-35. Foucault, M. (2002). Las Meninas. In Les Mots et Les
Choses (58-71). Paris,
Gallimard. Guasch, A. M. (2003). Los estudios visuales. Un estado de la cuestión. Estudios Visuales, 1. 8-16.
Martine, J. (2005). A imagem suspeitada. In A imagem e os signos (pp. 55-71). Lisboa: Edições 70.
Miranda, J. B. (2008). Corpo e Imagem. Lisboa: Vega.
Mirzoeff, N. (1998). What Is Visual Culture? In, The Visual Culture Reader (pp. 1-11). New York: Routledge.
Mondzain, M.J. (2000). Iconic Space and the Rule of Lands. Hypatia, 15:4, 58-76.
Riquelme, R. (2005). Episteme. Estudios Visuales, 3, 24-33.